Câmara aprova projeto de lei que classifica academias como serviço essencial em Santarém

PL foi aprovada na sessão de segunda-feira (17).
Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara de Santarém nesta segunda (17) — Foto: Bena Santana/94 FM

A Câmara dos Vereadores aprovou no fim da tarde desta segunda-feira (17), um projeto de lei que classifica as academias como serviço essencial em Santarém, no oeste do Pará, durante a pandemia do coronavírus.

O Projeto de Lei de autoria do vereador Erasmo Maia (DEM) agora irá para a sanção do prefeito Nélio Aguiar (DEM).

– Encontramos um texto capaz de recepcionar a ideia básica dos vereadores. A discussão rolou muito acerca das atividades de contato como dança, jiu-jitsu, karatê. Encontramos um texto e deixamos para o governo municipal regulamentar essa matéria já que tem poder de fiscalizar e acompanhar todo o processo durante a pandemia – disse o Erasmo.

O autor do projeto também destacou que as academias ajudam a fortalecer a economia em Santarém.

– É uma atividade que fortalece e potencializa a atividade econômica. São mais de 80 estabelecimentos que trabalham com isso, sem contar com os profissionais de educação que fazem dia a dia a orientação das pessoas – completou Erasmo.

Para o empresário Roque Leal, dono de uma academia, o projeto estava sendo aguardado com muita expectativa. Para o empresário, as atividades desenvolvidas nas academias também são essenciais na recuperação de quem já teve Covid-19.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

– Nós sempre contamos com esse apoio do município, pois temos nossos funcionários, tem os nossos clientes. 2020 foi um ano difícil, mas em 2021 os donos de academia conseguiram melhorar os seus espaços para receber os clientes obedecendo os protocolos sanitários – disse Roque.

Com informações do G1 Santarém