O Projeto de Lei segue para sanção do prefeito de Santarém Nélio Aguiar.
Os vereadores da Câmara de Santarém aprovaram nesta segunda-feira (14), durante sessão ordinária, o Projeto de Lei No 1411/2021 de autoria da vereadora Alba Leal (MDB), que institui o mês “Junho Vermelho” para conscientizar e estimular a população sobre a importância da doação de sangue.
O projeto especifica que o mês Junho Vermelho passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Caberá ao Poder Executivo firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades para promover a campanha de doação de sangue na cidade.
A parlamentar justifica o motivo de sua proposição. “É um Projeto de Lei muito importante que beneficiará muitos cidadãos, salvando vidas. Vale ressaltar que em várias ocasiões o Hemopa Santarém já ficou com seus estoques de sangue reduzidos e ao incentivar a doação pretende-se elevar o estoque de sangue disponível para transfusão. Por isso, durante todo o mês de junho poderão ser realizadas palestras, atividades educativas, audiência públicas e conferências, a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue voluntária”, explicou Alba.
Para o gerente do Hemocentro Regional de Santarém Joaquim Azevedo, que esteve presente na sessão, a aprovação do PL é muito significativo para os cidadãos santarenos. “Se faz necessário trabalhar com a captação e sensibilização de doadores diariamente. Por isso, o projeto é de grande importância, com certeza, vai ajudar fortalecer essa corrente que salva muitas vidas”, reforçou Joaquim.
O Projeto de Lei segue para sanção do prefeito de Santarém Nélio Aguiar.
Por Gleicy Lira – Assessoria de Imprensa da vereadora Alba Leal