Decreto determina uso de máscaras obrigatório em Santarém a partir desta segunda-feira

E Comitê de Crise indefere pedidos de afrouxamento de medidas, como, ampliação do horário do comércio, prorrogação do toque de recolher e abertura de restaurantes e academias.

O novo Decreto Municipal (134/2020) assinado na tarde deste sábado (18) pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, torna obrigatório o uso de máscara de proteção facial, quando necessário sair de casa, a partir desta segunda-feira, 20. O dispositivo legal prorroga ainda até o dia 30 de abril as medidas que encerrariam amanhã, 19, como o toque de recolher, a vedação de realização de cultos, missas/eventos religiosos presenciais. O decreto municipal também antecipa as férias nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para o período compreendido entre 1º e 30 de maio do ano em curso.

“As novas medidas fortalecem as ações de combate ao avanço da Covid-19. Nosso município antecipou as ações preventivas e os resultados estão sendo satisfatórios, pois somos uma cidade polo e de uma realidade singular. Reforçamos o pedido de obediência às determinações de prevenção. O momento é difícil para todos. O inimigo é invisível e tudo é inédito para as autoridades de saúde. Vamos cumprir o protocolo e cuidar de nossos amigos e familiares. Juntos vamos vencer esse momento difícil”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

A confecção de máscaras caseiras é uma alternativa apontada e aprovada pelo Ministério da Saúde para evitar que faltem as máscaras cirúrgicas aos profissionais da saúde. Em Santarém, elas podem ser adquiridas em estabelecimentos comerciais e por aplicativos de vendas. Existem até serviços de entrega. Segundo o Ministério da Saúde, qualquer cidadão também pode fazer a sua em casa. Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade de produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus em Santarém, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Outra medida inédita do decreto municipal é que os estabelecimentos comerciais passam a ser obrigados a afixarem avisos em suas entradas, advertindo seus clientes quanto ao uso de máscaras, objetivando evitar a transmissão comunitária da Covid-19.

Em Santarém, neste mês de abril, não será tomada nenhuma medida de afrouxamento em relação às principais ações de combate ao avanço da Covid-19.

Foi o que decidiu o Comitê de Crise em reunião, por videoconferência, que avaliou as medidas que estão em andamento e analisou alguns pedidos de afrouxamento dessas decisões.

Um dos pedidos apreciados diz respeito à ampliação do horário do comércio, solicitação feita ao prefeito Nélio Aguiar pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces). O Comitê de Crise foi contrário ao pedido. Dessa forma, o horário permanecerá  o mesmo: das 9h às 15h.

Outros pedidos de afrouxamento também solicitados dizem respeito à prorrogação do horário do início do toque de recolher para às 22h30, liberação de academias e de restaurantes. Todos foram indeferidos pelo Comitê.

Agência Santarém