As comemorações do primeiro ano de atividades na Comarca de Santarém foram marcadas com um café da manhã
Santarém – “Foi um ano de aprendizado para nós, que vivíamos cada um na sua secretaria e agora compartilhamos conhecimento com vários colegas de varas diferentes compartilhando procedimentos diferenciados, para melhor atendimento dos jurisdicionados”. A frase foi dita pelo analista judiciário Genildo Miranda, que atua há 22 anos no Judiciário e que atualmente coordena a UPJ Criminal, criada há um ano na Comarca de Santarém. O discurso de Miranda aconteceu hoje, durante um café da manhã organizado pelos servidores das duas UPJs. A servidora Shirley Amazonas, coordenadora da UPJ Cível, além dos juízes coordenadores das UPJs Wallace Carneiro (Cível) e Rômulo Brito (Criminal), também discursaram no pequeno evento ocorrido no miniauditório do Fórum de Santarém, que contou com a presença de cerca de 40 servidores e estagiários das duas unidades.
Miranda destacou que o sucesso das Unidades de Processamento Judicial (UPJs) em Santarém, se deveu principalmente à postura dos juízes das 8 varas (que tiveram suas secretarias extintas em outubro do ano passado e depois integradas em duas UPJs), ao pedir que o TJPA só realizasse a instalação destas unidades após a digitalização e virtualização de todos os processos físicos de suas varas. “Tínhamos informações de que a instalação das UPJs em Belém foi um pouco problemática no início, em razão de serem instaladas ainda com muitos processos físicos, o que não ocorreu em Santarém”, recorda ele.
Os servidores foram unânimes em afirmar que a nova filosofia das UPJs, que todos estranharam no início, hoje é celebrada como um grande avanço na organização processual. “O trabalho se tornou mais coletivo e aproximou servidores que mal se conheciam pelos corredores do Fórum”, constata Miranda ao observar que essa integração deu um novo ânimo à gestão processual. A UPJ é uma unidade de gestão processual que integra diversas secretarias de varas e se organiza através de três “núcleos de tarefas”: Atendimento, Movimentação e Cumprimento. Em Santarém, a UPJ Cível congregou as secretarias das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 6ª varas cíveis e a UPJ Criminal as secretarias das 1ª, 2ª e 3ª varas criminais.
Colaborou: Analista Judiciário e jornalista Jota Ninos – assessor de comunicação voluntário da Comarca de Santarém.