Ministério da Saúde renova Qualificação da UPA de Santarém

Qualificação será válida por três anos e permanece mantido recurso financeiro
Divulgação

O Ministério da Saúde (MS) renovou a Qualificação Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Santarém, localizada na Av. Curuá-Una. 

De acordo com a Portaria GM/MS Nº 1.625, assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, a Qualificação será válida por três anos e permanece mantido recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, no montante anual de R$ 3,9 milhões, incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), do Estado do Pará e Município de Santarém.

A UPA 24h recebeu inspeção de avaliação do MS no último dia 15 de agosto. A vistoria para a requalificação junto ao Ministério da Saúde acontece a cada dois anos e tem por objetivo avaliar o uso e a manutenção dos repasses de recursos para unidades federativas. Dentre essa vistoria foram avaliados alguns pontos, como a comprovação da cobertura do SAMU, o desenvolvimento de atividades de educação permanente, a atividade da atenção básica, que tem que cobrir no mínimo 50% da população do município, a padronização visual da unidade, a apresentação da grade de referência e contra referência instituída pela Unidade de Apoio, as centrais de regulação. A implantação dos protocolos assistenciais e clínicos, protocolos de classificação de risco de procedimentos administrativos, o relatório de notificação de agravos, de notificações compulsórias.

“Conforme regras definidas pelo Ministério da Saúde, no qual ele atesta a conformidade do serviço prestado para as UPAs em relação às normas sanitárias vigentes e ainda o plano de ação regional da atenção integral às urgências. A requalificação do Ministério é o reflexo dos profissionais que atuam na unidade em oferecer a saúde de qualidade para todos, sem dúvidas é um momento de grande satisfação saber que o trabalho da equipe está sendo bem avaliado, não só pelos nossos usuários, mas também pelo Ministério da Saúde. Esta requalificação significa um grande passo em busca constante na melhoria dos processos”, explica Rodolfo Sousa, gerente da UPA.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a boa noticia chega no momento em que a Saúde municipal está exigindo bastante da Unidade e dos profissionais que nela se dedicam e atuam diariamente.

“A UPA conseguiu se requalificar graças ao esforço de toda a equipe, o empenho da nossa gestão, do comitê gestor, da nossa secretária e todos os profissionais envolvidos. A renovação da Qualificação significa também a garantia da continuidade do repasse dos recursos pelo MS, para que possamos oferecer um serviço de qualidade à nossa população, que tanto precisa da UPA no atual momento em que vivemos”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Ascom PMS