Alepa aprova aporte superior a R$ 500 milhões para potencializar educação do Pará

Investimento será feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Agora, segue para sanção do governo do Estado.
Os recursos vão ampliar os investimentos em novas escolas – Foto: Daniel Guimarães – Ascom/Seduc

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, que torna possível o aporte de US$ 100 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos em projetos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O recurso contempla a expansão da cobertura educacional e a melhoria das condições da infraestrutura das escolas, das práticas pedagógicas e da gestão da Secretaria. Em conversão direta, hoje, o valor supera R$ 517 milhões. O projeto segue para sanção do governador Helder Barbalho.

“Frente aos desafios educacionais do Pará, o recurso disponibilizado pelo BID se faz necessário. Com a verba, vamos reestruturar a Seduc para agilizar os processos e descentralizar recursos, reconstruir e entregar novas escolas, além da manutenção contínua, fundamental para garantir que nossos alunos terão sempre à disposição ambientes adequados para o ensino. Os desafios são enormes, e esse é mais um passo importante para concretizarmos mudanças e a melhoria da oferta de ensino no Pará ”, ressaltou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.

Metas – Aprovado por maioria na Alepa, essa é a segunda rodada de investimentos do BID no Pará, por meio da Seduc. Com a nova rodada, a Secretaria garantirá maior redução no índice de distorção idade-série, abandono e evasão escolar, assim como o aumento da taxa de conclusão do ensino, alfabetização na idade certa e aumento expressivo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

São metas possíveis, sobretudo com o desenvolvimento de novas políticas públicas, reestruturação da Seduc e das Unidades Seduc na Escola (USEs) e Unidades Regionais de Ensino (UREs), investimentos em infraestrutura, na valorização dos profissionais da educação e no reforço contínuo da aprendizagem.

Texto: Marcelo Júnior – Ascom/Seduc

Agência Pará