Em Tucuruí, Prefeito desmente youtuber, denuncia perseguição e deputada quer Polícia Federal no caso

Deputada federal eleita Andrea Siqueira (MDB-PA), pedirá formalmente à Polícia Federal investigação sobre youtuber
Foto/reprodução

A deputada federal eleita, Andrea Siqueira (MDB-PA), pedirá formalmente à Polícia Federal, na próxima segunda-feira, 2 de janeiro, uma investigação sobre as atividades do youtuber Sandro André da Silva Ferreira, que foi flagrado na última sexta-feira, 30, rondando e fotografando a residência do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, marido de Andrea. O casal teme que adversários estejam planejando contra eles um atentado semelhante ao que, em 2017, tirou a vida do então prefeito Jones William, do mesmo partido de Alexandre e Andreia.

Sandro André foi flagrado na última sexta-feira, 30, por seguranças do prefeito, enquanto fazia uma tocaia para registrar as rotinas do prefeito Alexandre e da deputada Andrea Siqueira. Acionada a polícia, o suspeito foi conduzido pelo tenente-PM Marcelino Pereira para a Delegacia de Tucuruí, para prestar esclarecimentos. Diante da resistência e por conta da denúncia, foi registrado o Boletim de Ocorrência número 00083/2022.107382-0.

FAKE NEWS

No dia seguinte, Sandro procurou a imprensa para acusar o prefeito Alexandre Siqueira e seus seguranças de sequestro e agressão. A denúncia foi rapidamente divulgada pelos portais G1, O Liberal e Roma News, entre outros. Na versão de Sandro André, ele estava fazendo uma “reportagem” sobre as condições dos postos de saúde de Tucuruí quando foi atacado por seguranças, sequestrado e espancado pelo próprio prefeito Alexandre Siqueira.

PERSEGUIÇÃO

Apontado como falso jornalista, Sandro mantém uma atividade voltada a atacar o prefeito Alexandre Siqueira e defender o ex-prefeito Artur Brito.

Sandro André mantém no Youtube o canal Sandro André News. Há cerca de um ano, ele vem apresentando-se como jornalista, embora não tenha registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho, e fazendo postagens sistemáticas de ataque à administração municipal.

Em nenhuma dessas postagens, é observado o contraditório, um princípio ético do jornalismo profissional em que se garante espaço para ouvir o outro lado diante de uma acusação. 

Noventa por cento do conteúdo mostrado no canal Sandro André News em 2021 foram destinados a atacar o prefeito, sua esposa e, eventualmente, sair em defesa do ex-prefeito Artur Brito (PTB). Um dos vídeos apresenta uma longa entrevista com o irmão de Artur, o vereador Lucas Brito, com mais uma enxurrada de ataques a Alexandre Siqueira.

ASSASSINATO

Artur Brito, terceiro colocado na eleição de 2020, vencida por Alexandre Siqueira, teve uma gestão conturbada na Prefeitura de Tucuruí. Ele era vice-prefeito na chapa de Jones William, eleito em 2016 e assassinado à luz do dia sete meses depois da posse.

Artur assumiu o cargo, mas durante sua gestão foi três vezes afastado pela Justiça e chegou a ser cassado pela Câmara, sob acusação de corrupção. Também é investigado, até hoje, por suposta participação no assassinato de Jones. Sua mãe, Josenilde Silva Brito, foi presa durante a investigação, como suspeita de mandante no homicídio.

“Eu temo pela minha vida”, diz Alexandre Siqueira, que vê no modus operandi, de quem diz ser um falso jornalista, que o acusou de espancamento, algumas semelhanças com a tragédia ocorrida em 2017. “O Jones morreu e nós sabemos que até hoje o caso não foi elucidado, embora todos nós saibamos quem são os principais suspeitos. Mataram o prefeito de uma cidade importante do Pará, que é Tucuruí, e não tem ninguém preso. Nem sequer começou o julgamento dos assassinos”, afirma.

Leia também:

Ameaça e Fake News sobre tentativa de assassinato contra Prefeito de Tucuruí

Com a provável entrada da Polícia Federal na investigação sobre o falso jornalista que rondava a casa do prefeito, poderão ser reabertas antigas feridas nunca cicatrizadas no município de Tucuruí.

As informações são do portal Diógenes Brandão