Helder Barbalho toma posse como governador reeleito e promete que Pará vai continuar crescendo

Governador faz história ao se tornar o único reeleito em primeiro turno e, proporcionalmente, o mais votado do país com 70,41% dos votos válidos
Foto: Alex Ribeiro / Ag.Pará

O governador reeleito no último pleito estadual, Helder Zahluth Barbalho e a vice-governadora eleita Hana Ghassan, tomaram posse nos seus respectivos cargos na manhã deste domingo (01/01), na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na capital paraense, em Belém. O evento reuniu familiares dos empossados, deputados e autoridades estaduais, federais, além de convidados e a população. 

Em seu discurso, Helder Barbalho ressaltou compromisso com desenvolvimento socioeconômico do Pará, em especial, com as áreas de educaçãomeio ambienteinfraestruturasaúde e segurança pública

O governador relembrou que encontrou o Estado com um déficit de R$ 1,5 bilhão e que foi necessário reorganizar as contas públicas recebendo Nota A do Tesouro Nacional.

“Sempre orientei que saúde fiscal não pode representar sacrifício para sociedade. Tem que ser instrumento alavancador para o Estado entregar o que propõe. Estamos entregando o primeiro mandato com investimentos recordes da ordem de R$ 12 bilhões em investimentos, o que significa 16% de nosso orçamento”, ressaltou Helder Barbalho, governador do Estado.

Helder Barbalho relembrou que em sua gestão o Estado entregou seis hospitais regionais3 policlínicas117 escolas novas ou reconstruídas e que está avançando em uma parceria com os municípios para construção de 150 novas escolas de ensino infantil.  

Na segurança pública, Helder ponderou que o Estado investiu em servidores com a realização de concursos públicos que reforçaram a máquina com 7 mil novos servidores, além de investimentos em equipamentos e tecnologias. “Viramos referência e alcançamos 48% redução dos índices violentos letais”, analisou. 

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“Além das ações repressivas, em paralelo, avançamos com a Usina da Paz que está transformando a realidade social. Solucionar as causas e não apenas amenizar seus efeitos. Já montamos oito Usinas e a próxima vamos entregar no aniversário de Belém. Estamos com uma meta ousada de levar o projeto para 40 municípios em diferentes regiões do Estado”, anunciou o governador. 

O chefe do Poder Executivo Estadual agradeceu aos servidores da saúde que atuaram durante a pandemia. Justificou as medidas restritivas e relembrou os investimentos no combate ao vírus com a criação de cinco  hospitais de campanha, aquisição de vacinas e mais 600 voos médicos para transferência de pacientes. “Não deixamos para trás nenhum paraense que precisou de acesso ao serviço público de saúde”.

Helder Barbalho também analisou as ações para preservação do meio ambiente desenvolvimento social e econômico do Estado. O governador falou da necessidade de preservar as vocações de forma aliada ao equilíbrio socioambiental. O governador afirmou que o Pará vai manter as ações de repressão e controle para preservação da Amazônia. 

“Precisamos utilizar de nossa bioeconomia e biodiversidade como um novo modelo de desenvolvimento sustentável que gere renda e emprego. Que possamos fazer da floresta em pé um ativo econômico”, completou Helder Barbalho.

Posse presidencial 

Após a cerimônia na capital paraense, Helder Barbalho seguiu para Brasília onde acompanhará a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.  

Ritual da posse governamental 

O protocolo de posse foi executado em dois atos distintos divididos entre áreas interna  da Assembleia Legislativa, e externa, em frente ao Palácio Lauro Sodré. O primeiro foi a posse de Helder Barbalho e Hana Ghassan no plenário Newton Miranda da ALEPA onde, acompanhados de seus familiares, realizaram o juramento constitucional, assinaram o termo de posse e discursaram aos parlamentares e convidados.

Já o segundo, na área externa, Barbalho passou em revista à tropa, na condição de comandante chefe da Polícia Militar, em seguida, recebeu a faixa governamental, honrarias de chefe de Estado e discursou para a população.  Como Helder Barbalho foi reeleito, não ocorreu a passagem de faixa pelo governador anterior. Os escolhidos para colocar a faixa no governador foram seus filhos: Helder Filho, Thor e Heva. 

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Posse também em Marabá, Santarém e Breves  

Além da solenidade de posse na capital do Estado, em respeito à população paraense, outras três cidades, de diferentes regiões do Estado, também irão receber uma versão da solenidade de posse. Em Marabá, na região Sudeste, e Santarém, na região Oeste, as solenidades serão realizadas nesta segunda-feira (02) às 15h e 18 horas, respectivamente. Já em Breves, no Arquipélago do Marajó, a solenidade será na terça-feira (03).

Missa – A programação da posse do governador reeleito Helder Barbalho (MDB) e da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), começou oficialmente ainda na noite de sábado (31), com a celebração da tradicional missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha. O ato religioso foi conduzido pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. A celebração se repetiu após quatro anos, quando também foi feita no início do primeiro mandato de Helder Barbalho no governo do Pará.

Agência Pará