Santarém recebe imagem peregrina de N. Sra. de Nazaré e prefeito Nélio sanciona lei que institui visita ao calendário oficial de eventos do município

Visita ocorre neste sábado e domingo. Após realização de missa, a imagem segue para hospitais para benção a pacientes internados com Covid-19.

Este sábado (10) foi dia da população mocoronga receber a visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que inicia uma agenda de visitas à cidades, paróquias e instituições de todo o Pará. Em Santarém, ela participou de uma missa às 7h30, na Catedral Metropolitana, e seguiu para visita em hospitais para abençoar pacientes internados com Covid-19. A programação continua no domingo, com missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, às 7h, e encerramento na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo a diretoria da Festa de Nazaré, a comitiva segue todas as recomendações sanitárias e de segurança dos órgãos de saúde e tem uma finalidade principal: a evangelização dos fiéis. Roberto Corrêa, responsável pela agenda da Imagem Peregrina e diretor de evangelização, afirma que a prioridade continua sendo a visita aos hospitais, para abençoar pessoas acometidas pela Covid-19 e outras doenças, além de profissionais de saúde.

“Desde o ano passado, foi necessário reduzir a presença da Imagem Peregrina nos locais. Sabemos que os fiéis estão necessitados de estarem próximos da Nossa Mãe, e por isso estamos retornando com a agenda e esta visita à Santarém, nos mesmos moldes de segurança e cuidados do ano passado, sem procissões, respeitando o limite de público nas igrejas e ampla divulgação nos veículos de comunicação e redes sociais, para evitar aglomerações”, declara Roberto.

A comissão conta com a participação do Arcebispo Metropolitano De Santarém, Dom Irineu Roman, padre Francisco Cavalcante, reitor da Basílica, e ainda representantes dos órgãos de segurança pública, como Polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros.

Agora é Lei

O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar participou da Cerimônia de Honrarias de Estado à Imagem Peregrina, Patrona do Estado do Pará e da Amazônia. Na oportunidade, o prefeito sancionou a lei que institui no calendário oficial de eventos do município, precisamente em todo segundo sábado do mês de julho, a visita de Nossa Senhora de Nazaré. A Festividade é declarada Patrimônio Cultural pela UNESCO.

Com informações de O Liberal