Em Santarém, mulheres organizam instalação de entidade para defesa de seus direitos

No Pará, a entidade está organizada em municípios como Marabá e Barcarena
Josita Miranda, uma das líderes do movimento local – Reprodução

Um grupo de mulheres de Santarém está organizando a instalação de uma entidade nacional de defesa dos Direitos da Mulher, para atuar a partir de 2021 nos bairros da cidade. 

Trata-se da UBM – União Brasileira de Mulheres, instituição que há mais de 30 anos combate os abusos contra a mulher e que vem se espalhando pelo Brasil para organizar o movimento em combate ao machismo e pelo empoderamento feminino.

No Pará, a UBM está organizada em municípios como Marabá e Barcarena. Em Belém, existe uma direção estadual, comandada pela ex-governadora do Pará, a bancária Ana Júlia Carepa. Ela estará em Santarém para dar posse à comissão de mulheres que vai organizar a nova entidade. 

“Nossa intenção é oferecer um espaço de debates para as mulheres santarenas, com atividades que vão desde o apoio à formação profissional até à luta contra o machismo, que começa dentro das casas e contribuí para a violência doméstica”, diz Josita Miranda, uma das líderes do movimento local pela criação da UBM.

A instalação da comissão da UBM em Santarém acontecerá neste sábado, a partir das 08h00, no salão ao lado da Igreja de N. S. de Guadalupe, no bairro da Nova República, com a presença da presidente estadual Ana Júlia Carepa. 

_Observação: o distanciamento social será respeitado no local, haverá álcool em gel para higienizar as mãos e todas as participantes terão que usar máscara durante o evento.

Colaborou: Jota Ninos