Banco da Amazônia disponibiliza R$ 3,20 mi para patrocínios

Recurso vai financiar congressos e exposições, projetos culturais, sociais, esportivos e ambientais para pessoas físicas e jurídicas. As inscrições estão abertas até 20 de setembro; acesse e saiba como se inscrever.
Foto/reprodução

O Banco da Amazônia, principal instituição financeira de fomento na Região Norte, abriu três editais para financiar projetos durante o ano de 2021. São R$ 3,20 milhões disponíveis para iniciativas em diferentes segmentos, que devem ser inscritas até 20 de setembro.

De acordo com Ewerton Alencar, coordenador de Patrocínios, Promoção e Gestão da Marca do Banco da Amazônia, os projetos devem favorecer a sustentabilidade da região amazônica e podem abranger os segmentos de cultura, social, esportivo, ambiental ou exposições e congressos. 

“O Banco da Amazônia tem a sustentabilidade como essência de seus projetos, então, automaticamente, queremos apoiar iniciativas que tenham o compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica, social e ambiental”, destaca o coordenador. https://7d8a3fbbc74af20546d3a286e7b2033a.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Os editais são: Chamada Pública Lei de Incentivo à Cultura; Edital de Pautas do Espaço Cultural Banco da Amazônia; e Edital Público de Patrocínios 2021, ambos disponíveis no site da instituição.

As chamadas públicas, conforme Ewerton, são priorizadas pela instituição, com mais de 75% dos recursos de incentivo destinados. “Faz parte da nossa missão institucional a defesa do desenvolvimento regional, o investimento em ações sociais, ambientais e preservar e difundir a identidade cultural da região”, pontua.

O coordenador informa que o edital de patrocínios é o que recebe maior demanda, por abranger cinco segmentos. São inscritos, em média, 1.200 projetos, no qual são aprovados entre 100 e 150, de acordo com o teto orçamentário. 

Inscrições  

Abertas até às 23h59 de 20 de setembro, as inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas exclusivamente por meio eletrônico, em virtude da pandemia de Covid-19. Para concorrer ao patrocínio, os projetos devem ser enviados para os e-mails: edital.incentivocultura@bancoamazonia.com.br; edital.espacocultural@bancoamazonia.com.br e @edital.patrocinios@bancoamazonia.com.br. 

Podem participar pessoas físicas e jurídicas de toda a Amazônia Legal, que compreende os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, parte do Maranhão – que inclui São Luís, e parte do Mato Grosso – que inclui Cuiabá.  

“Para projetos sociais e ambientais, só são inscrições de pessoas jurídicas, conforme consta nos editais”, destaca Ewerton Alencar. 

O coordenador reforça também a importância em ler o edital, evitando assim a desclassificação por envio de documentação incompleta ou em formato inadequado. “A falta de documentação desabilita o projeto automaticamente, de forma que este não é nem avaliado”, informa. 

Como este ano a inscrição está sendo feita por meio eletrônico, o formato para envio do projeto deve ser em PDF não editável, para garantir a segurança do conteúdo ao proponente. Em caso de dúvidas, a coordenação de patrocínios pede que seja enviado e-mail antes do envio da inscrição.

Fonte: O Liberal