Santarém terá 10 mil doses da vacina contra a gripe para a campanha que começa nesta segunda-feira (23)

Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Serão três etapas em datas e para públicos diferentes. Ao todo, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas
Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúdeFoto: Ag. Santarém

O Ministério da Saúde inicia na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Conforme informações do portal saude.gov.br, neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Ainda segundo o portal, a etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Segundo o portal da saúde, para viabilizar a campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Vacinação no Pará

Em coletiva à Imprensa no último sábado (21), o governador Helder Barbalho retificou as datas do calendário nacional de vacinação contra a gripe, reforçando que no Pará será descentralizado.

Haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, e ainda em farmácias, supermercados e shoppings. Nestes, o atendimento será feito nas áreas de estacionamento.

A orientação serve para todo o Estado.

Vacinação em Santarém

Conforme o portal de notícias da Prefeitura de Santarém, a campanha inicia nesta segunda-feira (23), com posto de vacinação em todas as Unidades de Saúde da zona urbana e planalto, atendendo ao grupo prioritário de idosos e profissionais de Saúde.

De acordo com a Semsa, nesta primeira etapa serão disponibilizadas 10.000 (dez mil) doses da vacina, que já foram distribuídas para as Unidades de Saúde. Os idosos e profissionais de Saúde serão os primeiros a receberem a imunização por conta dos estudos que mostram que os casos mais graves de infecção pelo coronavírus, inclusive registro de morte em pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde, por estarem em trabalho de enfrentamento da doença.

Para evitar qualquer tipo de aglomeração as secretarias de Saúde da Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará implantarão a partir desta segunda-feira (23), no horário de 08h às 17h, um “Driver Thru” contra a gripe, com uma equipe de vacinação em frente ao Centro Cultural João Fona, para vacinar os idosos, sem precisar de seus veículos, como forma de ampliar as possibilidades de acesso a imunização.

Apesar da vacina contra influenza ter eficácia, somente nos casos de gripe mais comum, a imunização neste momento da pandemia do Covid-19, se dá para auxiliar os profissionais de saúde, quanto a avaliação por exclusão do diagnóstico em casos suspeitos de coronavírus, devido os sintomas serem confundidos com a doença.

Os idosos que não tiverem condições de ir até a Unidade de Saúde, as Equipes de Saúde irão até a residência dos mesmos, para o procedimento de imunização, baseados em relatório dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), já repassado para as Unidades.

O Cronograma da Campanha está programado da seguinte forma:

23/03 – Idosos e Profissionais de Saúde.

16/04 – Professores, Profissionais da Força de Segurança e Salvamento, doentes crônicos.

09/05 – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.

Com informações do Portal Saude.gov.br e Agencia Santarém de Notícias