Ex-PSDB, o vereador Marco Antônio, que migrou para o MDB, lidera em todos os cenários simulados pela Destak.
A segunda pesquisa da Destak de intenção de votos para prefeito de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, registrada neste ano na Justiça Eleitoral, mostra o MDB à frente da disputa e, como no levantamento anterior, o poder de influência que o prefeito Jailson Alves terá na sua sucessão.
Ex-PSDB, o vereador Marco Antônio, que migrou para o MDB, lidera em todos os cenários simulados pela Destak. Em 2º lugar, quem aparece agora o também vereador Izailton Sousa (PSDB), que na pesquisa fevereiro ocupava o 3º lugar.
O tucano é o candidato do prefeito Jailson Alves, que está impedido de disputar a eleição por ocupar o cargo por dois mandatos consecutivos.
Juvenal Arruda (DEM), atual vice-prefeito, caiu para a terceira posição, seguido de Emerson Silveira (PSB). Esses são os 4 pré-candidatos que devem participar da disputa eleitoral deste ano.
O levantamento foi realizado pela Destak Publicidade e Pesquisa nesta semana (entre os dias 13 e 15). Foram entrevistados 350 eleitores do município, nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, com intervalo de segurança de 95%. Está registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PA-02384/2020.
Espontânea – cenário 1: MDB lidera
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e os entrevistados falam livremente aquele que lhe vem à cabeça, Marco Antônio lidera com 34,8%, seguido de Izailton Sousa (15,8%).
Na 3ª posição, aparece Juvenal Arruda (6,3%). O socialista Emerson Silveira surge logo depois com 1,9%. O percentual de eleitores que não sabem ainda em quem vai votar é de 36,7%.
O número de indecisos (não sabem e sem resposta) chega a 36,7%.
Veja a configuração completa desse cenário:
Estimulada – cenário 2
Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é mostrado aos entrevistados), em um cenário com 4 postulantes ao cargo de prefeito, Marco Antônio lidera com 46,2%. Em 2º, Izailton Sousa (26,6%) e Juvenal Arruda (13,9%) em 3º.
Emerson Silveira, com 5,1%, está em 4º. Os indecisos somam 5,1%, enquanto que os eleitores que disseram que votarão em branco chega a 3,2%.
Estimulada – cenário 3
Em um cenário com apenas os 2 candidatos mais bem posicionados, a pesquisa estimulada da Destak deste mês de julho aponta Marco Antônio (54,3%) com 24 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Izailton Sousa (30%).
Os indecisos (não sabe/sem resposta) nesta simulação somam 5,5%. E os que votariam branco ou nulo, 10,2%.
Rejeição dos candidatos
O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Mojuí dos Campos listados nesta pesquisa é o de Emerson Silveira, que lidera com 17%.
Logo atrás dele, com 13%, aparece Izailton Sousa, seguido de Juvenal Arruda (11%).
Marco Antônio (8%) e Everaldo Camilo (9%) estão empatados tecnicamente na 4ª posição. Os 2 são os que têm a menor rejeição.
Aguarde informações sobre outros cenários.
Fonte: Destak/Blog do Jeso