Decreto de nomeação do ex-prefeito Nélio Aguiar foi publicado na edição desta quinta (6) do DOU.

Decreto assinado pelo governador Helder Barbalho (MDB) na quarta-feira (5) nomeou o ex-prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (União), para o cargo de secretário regional de governo do Baixo Amazonas. O documento foi publicação na edição nº 36.126 do Diário Oficial do Estado (DOU) desta quinta (6).
Até dezembro de 2024, o cargo de secretário regional de governo era ocupado por João Pingarilho, que assumiu há pouco tempo uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Ele era suplente do ex-deputado Toni Cunha, que assumiu a Prefeitura de Marabá no início do ano.

É a primeira vez que o ex-prefeito santareno por 8 anos (2017-2024) ocupa cargo de secretário estadual no Pará.
Nélio, que logo após encerrar o segundo mandato de prefeito de Santarém já havia anunciado que tem a intenção de concorrer a uma vaga na Alepa nas eleições de 2026, disse que havia recebido convite do governador Helder para assumir o comando da secretaria regional de Governo, mas que inicialmente, ia tirar um período de férias.
A Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas tem como um dos objetivos aproximar e estabelecer uma agenda contínua e permanente com os municípios da região.
Estão vinculadas a ela 12 municípios: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.
Com informações do g1