Em Santarém, Prefeito Nélio e ministro Celso Sabino assinam convênio que libera verba para o asfaltamento da estrada de Ponta de Pedras

Sabino participou de Seminário sobre regionalização do Turismo realizado na manhã desta terça-feira (27) no Centro de Convenções Sebastião Tapajós.
Ministro do Turismo Celso Sabina assinando contrato com a Caixa Econômica para asfaltamento da estrada de Ponta de Pedras — Foto: Kamila Andrade / g1 

Durante seminário de regionalização do turismo promovido pela Secretaria Regional de Governo, em parceria com instituições municipais e financeiras, a manhã desta terça-feira (27), no Centro de Convenções, em Santarém, no oeste do Pará, o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou com Valter Ribeiro, representante do Ministério do Desenvolvimento, e a Caixa Econômica Federal, repasse de R$ 12.874.000,00 para obra de asfaltamento da estrada que liga a rodovia Everaldo Martins à comunidade Ponta de Pedras, badalado ponto turístico de Santarém.

Leia também:

O evento contou com a participação do secretário regional do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, e do secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, prefeito Nélio Aguiar, prefeitos da região oeste do estado e convidados. 

O anfitrião do seminário, José Maria Tapajós, destacou que a importância do turismo para a região. “Nós temos essa área como uma indústria sem poluição, capaz de gerar emprego, renda e negócios na região”, disse. 

Ele ressaltou o crescimento do turismo no Baixo Amazonas, exemplificando com o aumento do número de navios de cruzeiro em Santarém, prevendo um crescimento contínuo nos próximos anos. 

Secretário regional de Governo, José Maria Tapajós, ministro Celso Sabino e o prefeito Nélio Aguiar no seminário de turismo — Foto: Kamila Andrade / g1
Secretário regional de Governo, José Maria Tapajós, ministro Celso Sabino e o prefeito Nélio Aguiar no seminário de turismo — Foto: Kamila Andrade / g1 

Além disso, Tapajós mencionou projetos em andamento na região, como a continuação da pavimentação da Pajuçara até Ponta de Pedras e rodovia Everaldo Martins, em parceria com o governo estadual. Lembrou que é necessário apresentar esses projetos ao MTu para captar recursos e impulsionar ainda mais o turismo na região. 

“O seminário cumpriu o seu propósito de discutir as necessidades específicas para alavancar o turismo nos municípios da região, como Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra”, disse Tapajós. 

O secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso ressaltou o papel das instituições financeiras, como a Sudam e o Banco da Amazônia, em fornecer recursos para financiamento de projetos turísticos, tanto no setor público quanto privado. Ele enfatizou a necessidade de infraestrutura para o desenvolvimento do turismo e destacou as linhas de crédito disponíveis para o setor. 

Público prestigiou seminário de regionalização do turismo em Santarém — Foto: Kamila Andrade / g1
Público prestigiou seminário de regionalização do turismo em Santarém — Foto: Kamila Andrade / g1

Para o prefeito Nélio Aguiar, a obra será uma conquista. “Hoje é um dia de conquistas para Santarém. Essa obra era aguardada há muito tempo, e sua concretização é um passo significativo para a valorização da nossa cidade, promovendo o acesso a uma das mais belas praias da região e estimulando nosso potencial turístico.”

O Deputado Federal Henderson Pinto frisou a importância da obra. “Estamos consolidando um compromisso assumido com a população de Santarém. Essa pavimentação não é apenas asfalto, é a pavimentação do caminho para um futuro mais próspero, inclusivo e sustentável para todos.”

Desenvolvimento econômico e social

Durante o seminário, o ministro Celso Sabino destacou a importância do turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social da região, especialmente em vista da realização da COP30 em Belém do Pará no próximo ano. Falou sobre a diversidade turística do Brasil e a importância de dar atenção especial a cada região, mencionando que o Pará possui 12 regiões turísticas, incluindo três municípios no Baixo Amazonas. 

O ministro também destacou os esforços dos governos estadual e federal para garantir que o evento deixe um legado positivo para toda a região. 

“Estamos desenhando em Brasília, em parceria com o prefeito Nélio, com o prefeito de Belterra, governador Helder Barbalho, o Incra, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério do Meio Ambiente, o Polo de Desenvolvimento do Tapajós. Aqui, não tenho dúvidas que vai ser um marco para o desenvolvimento dessa região, liberando uma importante área para a exploração turística, empreendimentos turísticos, consociando com a preservação do meio ambiente e a agricultura familiar que já existe na área”, enfatizou Celso Sabino.

A assinatura também contou com a participação ativa do presidente da Associação da Comunidade, o senhor Edson, que expressou a alegria da comunidade diante dessa conquista.

“Hoje é um dia especial para todos nós. Essa obra é um sonho que se realiza, e a comunidade de Ponta de Pedras agradece por esse investimento que não apenas pavimentará nossa estrada, mas pavimentará um novo horizonte para nossas famílias.”

Este momento histórico consolida a visão de uma Santarém conectada, próspera e comprometida com o bem-estar de sua população. A pavimentação da estrada até Ponta de Pedras é mais do que uma infraestrutura física; é um símbolo de cooperação, desenvolvimento sustentável e oportunidades para todos.

Com informações da Ascom PMS e g1 Santarém