O gestor santareno esteve na capital federal a convite do presidente
A convite do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve em Brasília (DF) para participar de uma reunião que tratou sobre a violência nas escolas.
No cenário estadual e nacional, Nélio tem se destacado pela atuação em articulações como Diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
“Como prefeito e municipalista, para mim, é um motivo de muito orgulho poder ajudar o nosso estado e o Brasil nas mais diversas áreas, e quando falamos de educação, em nosso governo é prioridade a segurança de nossas crianças e colaboradores”, ressaltou Nélio.
Na capital do país, o prefeito de Santarém participou de duas agendas na segunda (17) e terça-feira (18), uma com o Governador do Pará, Helder Barbalho, e outra com o presidente Lula.
Em Santarém, como no restante do país, ocorreram episódios de ameaças a atentados em educandários, em um caso isolado, um estudante da escola Aparecida foi apreendido e levado para delegacia para prestar esclarecimentos. Em depoimento, ele disse que as mensagens em redes sociais não passaram de uma brincadeira.
No município, há uma mobilização dos órgãos de segurança no sentido de coibir esse tipo de prática.
Programa ‘Escola Segura’
Antes de seguir para Brasília o prefeito reuniu com membros dos órgãos de segurança pública, secretários municipais e com José Maria Tapajós, Secretário Regional de Governo, para alinhamento do Programa Estadual “Escola Segura”, que visa a implementação de ações para garantir a segurança, prevenir a violência no ambiente escolar e reforçar o bem-estar de estudantes, professores e demais profissionais que atuam nos educandários.
O Programa foi lançado pelo Governo do Estado no início da semana, em Belém (PA), juntamente com a criação do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar, que tem como objetivo garantir a harmonia na convivência escolar.