Edilton Pacoval está sem contato com a família e amigos desde a última quinta-feira quando saiu para retirar dinheiro visando fazer pagamentos.
Edilton Pacoval, Presidente da Associação Comunitária de Negros do Quilombo Pacoval (ACONQUIPAL) localizada no município de Alenquer, oeste do Pará, está desaparecido desde a última quinta-feira, 30 de março. A informação foi repassada à redação do portal RDN pelo primo de Edilton, Genilson Caripuna, também morador de Alenquer.
Segundo Genilson, na quarta-feira, 29 de março, Edilton deixou a comunidade com o objetivo de retirar um dinheiro para fazer pagamentos no Pacoval e, desde então a família não obteve mais informações sobre o paradeiro do mesmo.
“Desde quarta-feira ele tá sumido e a gente não tem nenhum contato, a gente não consegue falar com ele nem pelo Whatsapp nem pela rede convencional e a gente tá desesperado, já é o quarto dia que não temos contato com ele e nem com alguém que esteve com ele”, disse o primo.
Ainda de acordo com Genilson, um Boletim de Ocorrência já foi registrado na Delegacia de Policia de Alenquer. O B.O. foi feito por dois coordenadores do Quilombo Pacoval.
A Promotora de Justiça Agrária Herena Maués atua na região e trabalha com Edilton Pacoval também confirmou o desaparecimento da liderança e disse estar preocupada com a situação.
“Edilton é uma pessoa responsável e verdadeiramente articulada com às necessidades do quilombo do Pacoval, estávamos com procedimentos instaurados para o melhoramento das vicinais do quilombo, conseguimos recentemente a manutenção da eletrificação rural junto à equatorial e haviam demandas sendo tratadas como o acesso dos quilombolas às vendas para o PNAE via CATRAPOVOS, além do pedido de uma ambulância e instalação de posto de saúde no território quilombola. Estamos na Promotoria Agrária muito preocupados com o desaparecimento de Edilton, e estamos acompanhando as investigações policiais em Alenquer através do Professor Raoni da UFOPA de Alenquer e familiares”, destacou.
Qualquer informação sobre o paradeiro de Edilton Pacoval pode ser repassada pelo contato 93 99128-2276.
Portal RDN