Urgente: Presidente da Associação Quilombola de Pacoval está desaparecido; família já registrou B.O

Edilton Pacoval está sem contato com a família e amigos desde a última quinta-feira quando saiu para retirar dinheiro visando fazer pagamentos.
Edilton desapareceu Dedé a última quarta, 29/03 – Foto/reprodução

Edilton Pacoval, Presidente da Associação Comunitária de Negros do Quilombo Pacoval (ACONQUIPAL) localizada no município de Alenquer, oeste do Pará, está desaparecido desde a última quinta-feira, 30 de março. A informação foi repassada à redação do portal RDN pelo primo de Edilton, Genilson Caripuna, também morador de Alenquer.

Segundo Genilson, na quarta-feira, 29 de março, Edilton deixou a comunidade com o objetivo de retirar um dinheiro para fazer pagamentos no Pacoval e, desde então a família não obteve mais informações sobre o paradeiro do mesmo.

“Desde quarta-feira ele tá sumido e a gente não tem nenhum contato, a gente não consegue falar com ele nem pelo Whatsapp nem pela rede convencional e a gente tá desesperado, já é o quarto dia que não temos contato com ele e nem com alguém que esteve com ele”, disse o primo.

Ainda de acordo com Genilson, um Boletim de Ocorrência já foi registrado na Delegacia de Policia de Alenquer. O B.O. foi feito por dois coordenadores do Quilombo Pacoval.

A Promotora de Justiça Agrária Herena Maués atua na região e trabalha com Edilton Pacoval também confirmou o desaparecimento da liderança e disse estar preocupada com a situação.

“Edilton é uma pessoa responsável e verdadeiramente articulada com às necessidades do quilombo do Pacoval, estávamos com procedimentos instaurados para o melhoramento das vicinais do quilombo, conseguimos recentemente a manutenção da eletrificação rural junto à equatorial e haviam demandas sendo tratadas como o acesso dos quilombolas às vendas para o PNAE via CATRAPOVOS, além do pedido de uma ambulância e instalação de posto de saúde no território quilombola. Estamos na Promotoria Agrária muito preocupados com o desaparecimento de Edilton, e estamos acompanhando as investigações policiais em Alenquer através do Professor Raoni da UFOPA de Alenquer e familiares”, destacou.

Reprodução: redes sociais

Qualquer informação sobre o paradeiro de Edilton Pacoval pode ser repassada pelo contato 93 99128-2276.

Portal RDN