Ação conjunta com empresas voluntárias vai continuar com conserto dos aparelhos do sistema público de saúde
Os parceiros Senai/PA de Manutenção de Respiradores pela Vida chegaram ao número de 50 aparelhos recuperados e entregues ao Estado do Pará. O grupo conta com a participação de instrutores do Senai, voluntários e técnicos da empresa Biomeditech. Todos doam tempo para a o trabalho de recuperação dos respiradores pulmonares de hospitais públicos, que estavam parados por falta de manutenção ou com defeito.
A entrega dos equipamentos, prontos para serem novamente utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), foi realizada nesta quinta-feira, 4, com a presença do secretário estadual de Saúde Pública, Alberto Beltrame, do diretor regional do Senai/PA, Dário Lemos, e do diretor do Sistema Fiepa, André Fontes, que também é um dos voluntários do grupo.
A ação faz parte da Iniciativa + Manutenção de Respiradores, uma rede voluntária mobilizada pelo Senai em todo o Brasil, com grandes indústrias e instituições, que atende gratuitamente hospitais e unidades de saúde públicos ou filantrópicos. “Há um mês e meio começamos a manutenção desses equipamentos, vindos de toda a rede do Estado, de todos os municípios. Quando começamos, não imaginávamos que teríamos essa demanda. Esses 50 respiradores entregues nos deixam muito orgulhosos e quero agradecer a todos os que participaram desse processo, colaboradores e parceiros, que dispuseram do seu tempo para salvar vidas”, ressaltou, Dário Lemos.
Parceira da ação, a empresa Biomeditech é responsável pela calibração e testes de segurança elétrica nos respiradores e disponibilizou técnicos de engenharia clínica, todos especialistas em ventiladores pulmonares. “Para todo equipamento liberado é emitido um laudo pela Biomeditech, atestando que esse equipamento está seguro para uso. De forma voluntária, a gente está doando isso para o Estado. A gente acredita que temos que nos fazer presentes, ajudar as pessoas, nesse momento em que mais estão precisando”, ressaltou Guilherme Pereira, da empresa Biomeditech.
O secretário estadual de saúde agradeceu aos voluntários pela dedicação e doação do seu tempo ao trabalho e de auxílio à sociedade.
Além da parceria da empresa, a iniciativa conta ainda com o apoio da BLB Eletrônica, ALB Engenharia Hospitalar, Vale, MS Medical, EBEM Engenharia Hospitalar, Macedo Hospitalar, Tecsaúde Engenharia Hospitalar e Instituto Votorantim.
O trabalho do grupo continua. As solicitações para manutenção de respiradores podem ser feitas pelo e-mail mercado@senaipa.org.br.
Fonte: Senai-PA/RomaNews