Cerca de 273 kg da droga foram encontradas no fundo falso de uma carreta na BR-316
Aapreensão de entorpecentes no Estado do Pará cresceu nos últimos anos. Um levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) mostra que o total de drogas apreendidos (cocaína e maconha) em 2019, correspondeu a 3 toneladas e 418 kg, volume que mais que triplicou no ano seguinte (2020), passando para 10 toneladas e 934 kg.
No ano passado, o trabalho das forças policiais resultou em 9 toneladas e 710 kg apreendidos, totalizando 24,062 toneladas de drogas encontradas nos 3 últimos anos. Já em 2022, até fevereiro, o total apreendido corresponde a 512 kg.
Na manhã desta sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 273 kg de cocaína durante fiscalização na BR-316, em Benevides, Região Metropolitana de Belém. Segundo a PRF, a apreensão gerou um prejuízo de R$ 50 milhões para o crime organizado.
De acordo com os agentes federais, a droga foi encontrada em um compartimento falso de uma carreta, com emplacamento da cidade de Rondonópolis (MT). Os entorpecentes estavam devidos em tabletes de 1 kg cada.
Aos policiais, o condutor do veículo contou que recebeu o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para fazer o transporte da droga. O carregamento ilícito teria sido feito em um porto no distrito de Outeiro.
Durante a fiscalização, a equipe utilizou um dos cães de farejadores do Grupo de Operações com Cães (GOC) da PRF/PA, para auxiliar na localização da droga.
Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e foi encaminhado para a sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos, ele deve responder pelo crime de Tráfico de Drogas.
Fonte: DOL