Ainda na sessão desta terça-feira 10, vereadores irão decidir se aceitam ou não a denúncia.
O Pedido de cassação do prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca (PRTB), foi protocolado na Câmara Municipal na segunda-feira, 09. O documento será lido e votado pelos vereadores ainda na sessão de hoje, terça-feira 10, no plenário Lucelindo Farias Tavares.
O documento foi apresentado por Zequinha Calderaro Filho, ex-vereador de Oriximiná, que acusa o atual prefeito por cometer crime de responsabilidade e infrações político-administrativas. O Ministério Público Estadual também investiga o Prefeito municipal por suposta fraude no processo licitatório da compra de usina de oxigênio e por possível contratação de empresas irregulares junto a ANAC.
Na sessão desta terça-feira 10, os vereadores irão decidir se aceitam ou não a denúncia, são necessários votos da maioria dos parlamentares na sessão. Caso seja aceita, será formada uma comissão composta por três vereadores escolhidos por meio de sorteio para apurar a denúncia.
Aprovada
A Câmara de Vereadores de Oriximiná (PA) acaba de aprovar, a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar supostas irregularidades praticadas pelo prefeito William Fonseca (PRTB) e que pode provocar a cassação de seu mandato. As informações são do Blog do Jeso.
A denúncia, protocolada na Casa pelo ex-vereador Zequinha Calderaro Filho, foi acatada pela maioria dos parlamentares. 10 votaram pela investigação e 4 contra.
Calderaro Filho pediu a investigação e e posterior cassação – de Fonseca por ter cometido crimes e responsabilidade e infrações político-administrativas. As acusações, entre as quais fraude na licitação da compra da usina de oxigênio medicinal no início do ano, também são investigadas pelo Ministério Público do Pará.
Ainda nesta terça-feira serão definidos os membros da CPI.
Notícia atualizada às 12h05 para novas informações.
Com informações da Câmara Municipal de Oriximiná e Blog do Jeso