O evento ocorrerá no Auditório do Núcleo Tecnológico de Inovação e Bioativos (NBT) e será dividida em dois momentos.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), inaugura nesta sexta-feira, 2 de julho, a Farmácia Universitária da Ufopa. O evento ocorrerá no Auditório do Núcleo Tecnológico de Inovação e Bioativos (NBT), anexo à Unidade Tapajós, em Santarém, a partir das 9h30.
Durante a solenidade, será realizada a assinatura dos Planos de Trabalho que oficializarão as atividades do Arranjo Produtivo Local (APL) de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, parceria entre a Farmácia Universitária, a Prefeitura Municipal de Santarém e a Arquidiocese de Santarém.
A programação será marcada por dois momentos:
PRIMEIRO:
Abertura protocolar e cumprimentos; composição da mesa, com Reitoria da Ufopa, representantes da Prefeitura, da Diocese, da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Federal de Farmácia e do Isco, seguida de falas de autoridades, entre eles, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João; a coordenadora da área de Saúde do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, Talita Liberal; o prefeito, Nélio Aguiar; e o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz. Após o ato, haverá assinatura dos planos de trabalho entre Ufopa, Prefeitura e Arquidiocese.
SEGUNDO:
Inauguração da Farmácia Universitária; visita às suas dependências; e encerramento das atividades.
Instalações: A FarmaUfopa se constitui de um laboratório didático-especializado de ensino, pesquisa e extensão que visa à formação dos discentes dos cursos de Farmácia; qualificação de farmacêuticos nas práticas de manipulação de formas farmacêuticas e correlatos; prestação de serviços farmacêuticos; dispensação adequada de produtos manipulados, no sentido de contribuir para a promoção, proteção e a recuperação da saúde e prevenção de doenças e promover o acesso e uso racional de medicamentos e a otimização da farmacoterapia.
A coordenação da farmácia é da Profa. Flavia Garcez, que conta com a ajuda de dois responsáveis técnicos, que são farmacêuticos registrados no Conselho Regional de Farmácia.
A farmácia deverá contar com estagiários do curso de Farmácia, além de residentes farmacêuticos do Isco.
Comunicação Ufopa