Presidente da Comissão de Saúde fiscaliza obras do Hospital Municipal de Santarém

Os serviços seguem em execução de seu projeto estrutural, com uma base de evolução em 62%.

A presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara de Santarém vereadora Alba Leal fiscalizou, nesta quarta-feira (30), as obras de reforma da Emergência do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Os serviços seguem em execução de seu projeto estrutural, com uma base de evolução em 62%.

Durante a inspeção, a parlamentar constatou algumas não conformidades no projeto do Pronto Socorro como condições inadequadas para o atendimento de pacientes e falta de equipamentos.

“Neste setor, alguns pontos do projeto tem que passar por adequação, pois identificamos que o local onde funcionará a classificação de risco não é adequado para atendimento da população porque nesse espaço existe um fluxo de entrada e saída de pacientes. Então, a equipe de enfermagem ficará muito exposta nesse local. Os banheiros estão prontos, mas nenhum banheiro tem chuveiro para fazer a higiene do paciente. O posto de enfermagem está muito pequeno, sem conforto para o profissional de enfermagem. Os setores também não estão climatizados. Todas essas questões têm que ser resolvidas. A obra está prevista para inaugurar amanhã, mas acredito que ainda não é o momento, precisa estruturar melhor esse espaço para dar conforto e comodidade para o paciente e também para a equipe que vai trabalhar no local”, explicou Alba.

A vereadora vistoriou, ainda, o Almoxarifado e a Central de Atendimento Farmacêutico (CAF). Segundo ela, falta medicamentos e insumos. “Visitamos o almoxarifado e a farmácia e percebemos que há uma grande falta de medicamentos, insumos e outros materiais. Estou com uma relação de vários itens que estão zerados nesses setores para pedir providências”, garantiu.

Acompanharam a inspeção a assessora parlamentar Gabriela Regio, a engenheira civil Sâmela Araújo, o arquiteto Rilbe Castro, responsável pela execução da obra, a coordenadora de Enfermagem do HMS Joycineia Nobre e o coordenador administrativo do HMS Rodrigo Lima.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal