Promotoria de Justiça solicita mapeamento sobre os casos confirmados de Covid-19 em Santarém

O mapa foi feito a partir de monitoramento e acompanhamento das secretarias SEMSA E SESPA

A Promotoria de Justiça de Santarém solicitou às Secretarias de Saúde do Pará (SESPA) e Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA) um mapeamento que mostra a distribuição dos casos confirmados, suspeitos e óbitos por Covid-19 em Santarém.

O mapeamento por bairros foi realizado a partir das informações de monitoramento e acompanhamento realizado pela SEMSA e SESPA com base nos dados computados até esta segunda feira (20). O boletim divulgado nesta segunda feira pela prefeitura apontou 29 casos conformados; 46 em análise e 5 óbitos.

Conforme o levantamento 14 bairros de Santarém aparecem com casos confirmados de Covid-19. Sao eles: Liberdade, Fátima, Centro, Santa Clara, Santíssimo, Santana, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Aparecida, Esperança, Elcione Barbalho, São Cristovão, Floresta e Diamantino.

A promotora de justiça, Dra. Lilian Braga, destacou que a ideia do mapeamento é mostrar, de forma pedagógica pra comunidade, como estão as contaminações dentro do município. “A nossa perspectiva ao mapear os nossos casos em Santarém é pra de modo pedagógico as pessoas enxergarem como é que estão as nossas contaminações dentro do município e começar a prestar atenção nos cuidados que a gente precisa ter, porque, veja como está distribuído na cidade aquilo que já foi identificado.

Veja como está a distribuição, por bairros, conforme o mapeamento:

  • Santa Clara – 5 casos confirmados e 1 suspeito.
  • Aparecida – 3 casos confirmados e 5 suspeitos
  • Centro – 2 confirmados e 2 suspeitos
  • São Cristóvão – 2 casos confirmados
  • Eixo Forte – 1 caso confirmado e 2 suspeitos
  • Região de várzea – 1 caso confirmado e 1 suspeito
  • Planalto – 1 caso suspeito

Dra Lilian ressaltou ainda que é preciso ter cautela e respeitar as orientações das autoridades de saúde e os decretos cuja finalidade é orientar a população.

“Então, precisamos ter cautela, precisamos ter cuidado, precisamos respeitar as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), do Ministério da saúde, os Decretos que estão aí  pra nos orientar dos cuidados que devemos ter e essa é uma forma pedagógica de comunicação com a comunidade, pra que a comunidade enxergue os bairros, enxergue como as coisas estão acontecendo e possa se cuidar.

A partir desta terça feira (21) o mapa será atualizado todos os dias.

A Promotoria de Justiça lembra que “o vírus não tem residência fixa. Pode se espalhar rapidamente. Ficar em casa, nos protege e ao outro, é o melhor a fazer para evitar sua propagação. Informe-se, fique em casa, e se precisar sair, use máscara”.