Toque de recolher vai durar até o término da bandeira vermelha ; saiba também sobre a vacinação em Santarém
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), no Centro de Informações Ambientais (Ciam), o Comitê de Gestão de Crise para Enfrentamento da pandemia de Covid-19, de Santarém, oeste do Pará, decidiu que o Toque de Recolher será retomado no município para restringir a circulação de pessoas. Ficará proibida a circulação de pessoas de 22h às 5h, exceto nos casos previstos no decreto municipal que será publicado pela Prefeitura de Santarém.
O Toque de Recolher deve se estender pelo tempo em que a região do Baixo Amazonas estiver na bandeira vermelha, que é o alto risco para contágio da Covid-19 e o aumento da ocupação de leitos.
O comitê vota ainda hoje sobre o funcionamento de atividades não essenciais no município.
O município soma até esta segunda-feira (18), 13.335 casos confirmados de covid-19, sendo que pessoas 12.537 estão recuperadas e 25 estão internadas. Desde o início da pandemia em Santarém, já foram registrados 485.
De acordo com boletim de atualização da Covid-19, Santarém tem 288 pacientes em isolamento domiciliar, e 2.689 pessoas sendo monitoradas por terem apresentado sintomas gripais característicos do novo coronavírus.
Sobrecarga de internações
Devido a sobrecarga nos sistema público de saúde devido a necessidade de internação de pacientes com sintomas mais graves da Covid-19, o prefeito Nélio Aguiar apresentou proposta do município para ampliação do número de leitos. A primeira opção seria alugar um hospital da rede particular (Hospital e Maternidade Irmã Dulce) e a segunda seria instalar leitos em uma escola cuja estrutura física ofereça suporte.
Vacinação em Santarém
Logo na abertura da reunião do comitê, o prefeito Nélio Aguiar informou que a vacinação contra Covid-19 em Santarém inicia já nesta terça-feira (19), no Centro do Idoso, para grupos prioritários. O momento deve contar com a presença do governador Helder Barbalho. Veja abaixo os grupos prioritários segundo o Ministério da Saúde:
- 1º – Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
- 2º – Pessoas de 60 a 74 anos;
- 3º – Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.
Mudança no horário de funcionamento
Por decisão do Comitê de Crise de Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, haverá mudança no horário de funcionamento de atividades consideradas não essenciais em Santarém, oeste do Pará. As mudanças foram votadas pelos membros do comitê durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), na qual também ficou definida a retomada do toque de recolher.
As atividades econômicas não essenciais, deverão funcionar de 09h às 15h, de segunda a sábado, nesse item se enquadra o comércio lojista. Os shoppings terão horário de funcionamento reduzido, de 12h às 20h.
Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética que também se enquadram como atividades não essenciais também terão horário de funcionamento reduzindo, de 12h às 20h.
No enquadramento de atividades essenciais, padarias e similares, açougues e mercearias de bairros poderão funcionar de 06h às 21h. Os supermercados e hipermercados poderão funcionar de 06h às 22h.
Casas veterinárias, lojas de material de construção, revenda de óleos e lubrificantes, fornecimento de peças e manutenção de bicicletas, serviços de fornecimento de artefatos de pesca, serviços de manutenção e fornecimento de baterias automotivas ou similares e demais atividades essenciais, devem funcionar de 08h às 18h.
Farmácias, clínicas, hospitais, laboratórios, pet-shop e demais serviços privados de saúde e postos de combustível não se enquadram na determinação, podendo funcionar em horário estendido.
O município soma até esta segunda-feira (18), 13.335 casos confirmados de covid-19, sendo que pessoas 12.537 estão recuperadas e 25 estão internadas. Desde o início da pandemia em Santarém, já foram registrados 485.
De acordo com boletim de atualização da Covid-19, Santarém tem 288 pacientes em isolamento domiciliar, e 2.689 pessoas sendo monitoradas por terem apresentado sintomas gripais característicos do novo coronavírus.
Materia sendo atualizada
Fonte: G1 Santarém