A entrega da 32ª Usina da Paz do Pará amplia o acesso da população a mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e qualificação profissional

Santarém viveu um momento histórico nesta terça-feira (23) com a inauguração da Usina da Paz (UsiPaz), a 32ª unidade entregue pelo Governo do Pará. O novo complexo, localizado na Avenida Pirelli, próximo à Rodovia Fernando Guilhon, representa um importante avanço nas políticas públicas voltadas à inclusão social, cidadania e geração de oportunidades para a população do oeste paraense.
A cerimônia contou com a presença da governadora Hana Ghassan, do ex-governador Helder Barbalho, do deputado federal Henderson Pinto, do prefeito José Maria Tapajós, além de prefeitos, deputados e diversas lideranças da região.
A implantação da Usina da Paz em Santarém contou com forte articulação política do deputado federal Henderson Pinto, que há anos defende investimentos voltados ao desenvolvimento social e à melhoria da qualidade de vida da população.
Reconhecido pelo incentivo a iniciativas de capacitação e empreendedorismo, o parlamentar também é idealizador do projeto Prosperar Beleza, que oferece qualificação profissional gratuita para mulheres na área da beleza, promovendo autonomia financeira e inclusão produtiva.
Durante a inauguração, Henderson destacou a importância da união de esforços para garantir a chegada do equipamento ao município.
“Essa é uma conquista construída com muita articulação e parceria, um trabalho que fizemos junto com o ex-governador Helder e com a governadora Hana. E eu faço questão de compartilhar esse momento com vocês porque essa também é uma conquista que o nosso mandato ajudou a trazer para Santarém.”

Serviços gratuitos
As Usinas da Paz são consideradas o maior programa de transformação social da história do Pará. Os complexos reúnem mais de 70 serviços gratuitos voltados à promoção da cidadania e ao fortalecimento das comunidades.
Entre os principais atendimentos oferecidos estão consultas médicas, serviços odontológicos, apoio psicológico, emissão de documentos, orientação jurídica, atendimento do Procon, cursos profissionalizantes, oficinas de gastronomia, costura, moda e tecnologia, além de atividades culturais, esportivas e de lazer para todas as idades.
A população também terá acesso a programas de assistência social e incentivo ao empreendedorismo, incluindo linhas de microcrédito por meio do Banpará e do CredCidadão, fortalecendo a geração de renda e o desenvolvimento econômico local.
Com a entrega da Usina da Paz, Santarém passa a contar com um espaço moderno e multifuncional, preparado para atender milhares de pessoas e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, oferecendo oportunidades de formação, acesso a serviços essenciais e promoção da cidadania para moradores da cidade e de toda a região oeste do Pará.
Assessoria do Dep Federal Henderson Pinto
