CAPS AD III e CAPSi estão entre os 19 projetos beneficiados com recursos de penas alternativas, focando em inclusão digital, cultura e desenvolvimento infantil.

Nesta sexta-feira (23), o Fórum de Justiça da Comarca de Santarém realizou cerimônia de entrega de alvarás judiciais para os 19 projetos aprovados no edital de destinação de verbas oriundas de prestações pecuniárias, executadas pela Central de Medidas e Penas Alternativas (Cempa) da Comarca de Santarém/PA. O evento foi conduzido pelo Juiz Titular da Vara de Execução Penal, Flávio Oliveira Lauande, com a participação de representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) e instituições contempladas.
A solenidade contou com apresentação cultural dos alunos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Pará (Uepa)/Campus Santarém, trazendo um momento de integração e valorização cultural.
Dentre os projetos selecionados, dois se destacam pela sua importância no fortalecimento da saúde mental de Santarém. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III 24h) receberá recursos para o projeto “Reabilitação Psicossocial: Gestão, Tecnologia e Cultura como Ferramentas de Inclusão para os Usuários do CAPS AD III Santarém/PA”, que prevê a aquisição de equipamentos para implantação do prontuário digital, além da oferta de cursos de informática e implantação de uma cinemateca, contribuindo para a inclusão social dos usuários.
Outro destaque é o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), com o projeto “Brincando no CAPSi, Sorriso em Movimento: A Importância do Brincar e Seus Benefícios no Desenvolvimento Infantil”. O recurso permitirá a compra de brinquedos, materiais terapêuticos e computadores para adoção do prontuário digital, fortalecendo o atendimento às crianças e adolescentes.
Esta é a 11ª edição do edital, que desde 2016 já destinou aproximadamente R$ 2,1 milhões a 139 projetos de 43 instituições, sempre priorizando ações de relevante alcance social, nas áreas de segurança pública, saúde, educação e assistência social, dentro da área de abrangência da Comarca de Santarém. Neste ciclo, dos 26 projetos inscritos, 19 foram aprovados, totalizando cerca de R$ 472 mil investidos diretamente na comunidade.
“A destinação desses recursos representa um avanço fundamental para qualificar ainda mais os serviços de saúde mental no nosso município. O investimento em tecnologia, cultura e atividades terapêuticas fortalece o cuidado humanizado, amplia as possibilidades de inclusão e proporciona um ambiente mais acolhedor para os nossos usuários, tanto no CAPS AD III quanto no CAPSi. A Secretaria de Saúde celebra essa conquista e reforça o compromisso de continuar trabalhando por uma saúde pública cada vez mais eficiente, integrada e resolutiva para a população de Santarém”, destacou Irlaine Figueira, Secretária Adjunta de Saúde.
Ascom PMS