Mulheres podem denunciar violência pela internet, na delegacia de atendimento virtual

Polícia Civil divulga nos finais de semana o novo serviço, nos municípios nos quais a Segup executa a Operação Verão
Agente afixa folder com informações sobre os serviços oferecidos pela Delegacia da Mulher virtual, a nova plataforma da Segup – Foto: Bruna Ribeiro / Divulgação

Para ampliar a divulgação da Delegacia Virtual da Mulher (Deam Virtual) – nova ferramenta da Polícia Civil para o Combate à Violência Contra a Mulher no Pará -, equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos de Vulneráveis (DAV) realizaram rondas, nas praias de Marudá, distribuindo panfletos com as informações necessárias ao uso da plataforma. As rondas se iniciaram neste sábado (20) e seguem durante o final de semana. 

A empresária Suely Moreira, que aproveita o final de semana na praia, ainda não conhecia a nova ferramenta do Estado e ressaltou a importância da divulgação. 

“A tecnologia está evoluindo e fico feliz em saber que a Polícia Civil do Pará está usando tudo isso a favor da população. Aqui na praias, às vezes, podemos nos deparar com casos violência contra a mulher, sejam essas violências contra conhecidos ou não. A ferramenta vai possibilitar que relatemos o caso na hora”, destaca. 

As divulgações de serviços públicos à disposição dos cidadãos e cidadãs são uma das frentes que compõem as ações da Polícia Civil na “Operacão Verão 2024”. 

As equipes abordam os banhistas e explicam que o canal de segurança complementa outros meios de denúncia existentes, como o número 181, que garante a qualquer pessoa denunciar casos de violência contra a mulher sem se identificar e gratuitamente; a Inteligência Artificial chamada “Iara”, pelo número de whatsapp (91) 8115-9181, na qual também não é necessária a identificação; as vítimas também podem recorrer ao número 190 ou buscar atendimento presencial nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) distribuídas pelo Estado.

Grupo de mulheres mostra os panfletos distribuídos pela Polícia Civil sobre o novo serviço da Delegacia da Mulher virtualFoto: Bruna Ribeiro/Divulgação

Itinerância – “A Diretoria Itinerante tem acompanhado esse trabalhos nas praias e colaborando também com as equipes que estão designadas a esta função. Sabemos a importância da divulgação, já que a DEAM Virtual é um passo importante que garante, com facilidade, o acesso à justiça e ao suporte necessário para as mulheres em situação de risco, permitindo uma intervenção mais rápida e eficaz por parte das autoridades competentes”, destaca a delegada Bruna Vieira, da Diretoria Itinerante.

As ações de divulgação são realizadas em todos os finais de semana durante a Operação Verão 2024 em diversos municípios do Pará. 

Deam Virtual – As denúncias podem ser feitas em qualquer localidade do Estado, clicando no serviço “DEAM Virtual”, no site da Polícia Civil do Pará (http://www.pc.pa.gov.br). A ferramenta permite à vítima registrar ocorrências, solicitar medidas protetivas de urgência, e acessar serviços como perícias e suporte sem precisar sair de casa.

Agência Pará