Santarém recebe prêmio de Cidade Sustentável no Smart City Expo Curitiba

O município está liderando o caminho para um futuro mais sustentável e inteligente.

Santarém teve a honra de receber o prestigioso prêmio na categoria Prêmio Cidade Sustentável com o projeto inovador Quintal Florestal Sustentável, durante o Smart City Expo Curitiba, sediado em Curitib, na noite dessa quinta-feira, 2. Esta premiação, realizada de forma inédita nesse município que ganhou o prêmio mundial de cidade mais inteligente, teve como objetivo reconhecer e divulgar os municípios brasileiros com iniciativas inteligentes que transformam vidas.

Com cerca de 300 projetos inovadores inscritos de todas as regiões do Brasil, o prêmio atraiu organizações públicas, não governamentais, empresas, empreendedores, centros de inovação e pesquisa, além de consórcios público-privados que desenvolvem projetos aplicados em cidades brasileiras.

O reconhecimento de Santarém e do projeto Quintal Florestal Sustentável como uma iniciativa exemplar de cidade sustentável destaca o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

“Este prêmio é um testemunho do impacto positivo que o projeto está tendo não apenas localmente, mas também nacionalmente, mostrando como Santarém está liderando o caminho para um futuro mais sustentável e inteligente”, disse o prefeito Nélio Aguiar, que esteve em Curitiba, recebendo o prêmio.

O projeto Quintal Florestal Sustentável foi integrado por dois projetos: o Programa Arborizar Santarém, da Prefeitura de Santarém, em parceria com a Semma; e o próprio Quintal Florestal Sustentável, coordenado pelo GGI, com participação de diversas parcerias, incluindo o IBEF/Ufopa para o projeto Farmácia Viva, a Sectet para recursos financeiros, a EMATER para assistência técnica, a Embrapa para mudas com certificação orgânica, as comunidades do Eixo Forte para os viveiros de mudas medicinais e aromáticas nos quintais, e a Prefeitura de Santarém, através da Semdec/Núcleo NDE para a articulação financeira, elaboração do projeto e inscrição no Smart City.

Ascom PMS