Cosanpa recebe equipamento para reforçar abastecimento de água em Santarém

Moradores de 11 bairros serão beneficiados pelos investimentos do governo do Estado no sistema de abastecimento de água, que inclui nova bomba mais potente
Foto: Divulgação

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) recebeu na manhã desta terça-feira (19), em Santarém, na Região de Integração Baixo Amazonas, oeste paraense, uma bomba de grande porte e mais potente, em comparação às outras utilizadas nos sistemas de abastecimento local. Ela será utilizada para fornecer água a quase 70% dos usuários da zona urbana do município, beneficiando moradores dos bairros Prainha, Santa Clara, Aparecida, Caranazal, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Diamantino, Cohab, Interventoria, Esperança e Santíssimo.

Segundo a diretora de Operações da Cosanpa, Cleide Ferreira, o equipamento – modelo QL de 400 cavalos -, foi adquirido em São Paulo (SP), e chegou a Santarém por via rodoviária, para substituir a bomba que está sendo utilizada no momento.

“Essa bomba vai trazer uma produção de qualidade e consideravelmente maior para a cidade. Agora, a próxima etapa será trabalhar na instalação”, informou Cleide Ferreira.

Divulgação

A bomba era aguardada pela gestão local para reforçar o sistema de água do Irurá. “Hoje, nós tivemos a felicidade de receber mais uma bomba para o sistema Irurá. É um passo muito importante para a Cosanpa, porque aumentando o volume de água nós vamos reforçar o abastecimento, melhorando a qualidade da água e o abastecimento”, disse o gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, Juca Pimentel.

Investimentos – A Cosanpa executa em Santarém a implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água. O projeto contempla a construção de 13 poços profundos (com 250 meros), três casas de química, sete reservatórios apoiados (RAP) e revitalização de dois, com capacidade total de 2.450 metros cúbicos (m³); edificação de três reservatórios elevados (REL) e revitalização de um, no total de 1.200 m³, e implantação de adutora de água tratada e outra de água bruta.

Em 2023 foram compradas 20 bombas, entre elas uma bomba modelo “QL”, maior e com alta potência. De acordo com a Cosanpa, o projeto é um investimento de quase R$ 180 milhões, feito pelo governo do Estado para beneficiar cerca de 150 mil habitantes de Santarém.

Texto: Meliny Campos- Ascom/Cosanpa