Mais de 370 profissionais do HMS e UPA participam de capacitações para aprimorar os serviços prestados em Santarém

Na ocasião, foram abordados temas como motivação e qualidade de vida, gestão do estresse, atendimento humanizado e valorização do trabalho
Foto: Ascom HMS

Mais de 370 colaboradores do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas participaram de um treinamento oferecido pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores, além de aprimorar a qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS. Os encontros ocorreram no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM) e do HMS, no período de 4 a 8 de março, e foram divididos em 17 turmas.

Durante o treinamento, foram abordados temas como motivação e qualidade de vida, comprometimento, gestão do estresse no trabalho, atendimento humanizado e valorização do trabalho. A iniciativa recebeu suporte da Divisão de Recursos Humanos do HMS e UPA, assim como do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Os treinamentos foram  conduzidos por Ezequiel Padilha, da União Consultoria e Treinamentos (UCT Brasil), Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador do NEP, Pedro Guilherme , a capacitação visa não apenas beneficiar os colaboradores e servidores da saúde, “mas também impactar positivamente a experiência dos usuários do sistema público de saúde. A proposta é refletir em um melhor rendimento no serviço final, resultando em um atendimento mais otimizado à população”, destacou.

O palestrante,  Ezequiel Padilha, enfatiza a importância de os colaboradores lembrarem que lidam com vidas, destacando que é crucial manter isso em mente diariamente para se manterem motivados no trabalho. Ele ressalta: “Um hospital atende, em primeiro lugar, ao público: ele vai salvar vidas. Então, o compromisso com as pessoas é muito importante e, ao mesmo tempo, é importante valorizar quem está aqui dentro. Porque, às vezes, muita gente não valoriza o trabalho de pessoas que estão aqui para auxiliar o próximo. Então, a intenção é motivá-los, fazê-los sentir que o compromisso e o trabalho deles têm um propósito maior do que o de uma empresa, por exemplo. Uma empresa vai lá e faz um produto; eles não tem isso. Eles estão aqui lidando com vidas. Então, eles têm que lembrar disso todos os dias para se manterem motivados a trabalhar”.

Ezequiel Padilha enfatiza a importância de os colaboradores lembrarem que lidam com vidas

Ascom PMS