‘Secom por todo o Pará’ chega a Santarém para promover debates sobre comunicação pública

As inscrições são gratuitas para os profissionais dos diversos veículos de comunicação do município e região. Confira link do formulário
Foto: Roni Moreira/Agência Pará

Neste sábado (09), o Governo do Estado inicia em Santarém, região oeste, o ‘Secom Por Todo o Pará’. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e vai percorrer diversos municípios levando palestras, oficinas e conhecimento sobre comunicação pública, reunindo profissionais paraenses da área. O evento oferece inscrição gratuita para os profissionais de diversos veículos de comunicação do município e região.

O projeto da Secom é uma oportunidade de valorizar a comunicação regional, além de proporcionar um momento de aprendizagem, atualização das novas ferramentas de trabalho da comunicação e troca de conhecimentos sobre os assuntos abordados durante a programação. A cada edição do ‘Secom por todo o Pará’ será possível conhecer um pouco mais sobre a comunicação de cada região do Estado, as particularidades de cada município, as dificuldades e necessidades.

“Santarém será a primeira cidade, mas nós também vamos em outras regiões, superando o desafio de realizar uma importante interlocução com os jornalistas e demais profissionais da comunicação em nosso estado de dimensões continentais. O projeto dá oportunidade de troca de conhecimentos e experiências para todos nós. Tudo está sendo pensado para levar o melhor da comunicação pública e a expectativa é que a participação de todos os envolvidos seja grande. Nossa programação está bem diversificada”, ressaltou a Secretária de Estado de Comunicação, Vera Oliveira.

Entre os palestrantes estará o jornalista paraense Kenzô Machida, com mais de 20 anos de carreira nas redações. Atualmente, ele é editor-chefe e apresentador do SBT Brasília 2ª edição. Machida já foi âncora da CNN e da TV Globo, em Brasília, e ganhou ainda mais destaque na mídia nacional com a cobertura política ao longo da pandemia da Covid-19. 

Kenzô Machida será um dos palestrantesFoto: Divulgação

Para o ‘Secom Por Todo o Pará’, Kenzô falará sobre “O jornalismo e o novo consumo da informação”. A palestra abordará como as redações de TV, rádio e agências de notícias atuam com a ascensão das plataformas de redes sociais, as Fake News e a inteligência artificial. “Vamos abordar o cuidado com a apuração da informação e a checagem da notícia em um mundo extremamente frenético e com o imenso volume de informações que chegam pelas redes sociais e grupos de conversas. Como o jornalista pode encarar o desafio de informar, manter a credibilidade e ser ágil para atrair um público que recebe uma avalanche de informação ao logo do dia”, destaca Kenzô Machida.

PROGRAMAÇÃO – O “Secom Por Todo o Pará” iniciará com a primeira palestra “Cop 30 na Amazônia: Oportunidades e Desafios” e terá como palestrante Brenda Rassy, membro do Comitê Estadual para a realização da COP 30 e assessora da Vice-Governadoria do Estado do Pará.

Foto: Ronilma Santos / SRGBA

Os debatedores Luciano Cuns, Diretor de Jornalismo e Flávia Lima, Diretora do Digital da Secretaria de Estado de Comunicação, participam da palestra “Comunicação Pública na Amazônia”. A programação seguirá com a palestra “Conectando Vozes: Mídias Digitais e o Protagonismo Amazônida”, ministrada por Hans Costa, Professor e Coordenador dos Cursos de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (Unama). O evento será encerrado com a palestra “O Jornalismo e o Novo Consumo de Informação”, ministrada por Kenzô Machida, editor-chefe e apresentador do SBT Brasília 2ª edição. 

A programação do “Secom por Todo o Pará” contará também com a participação de mediadores da região oeste do estado como os Jornalistas Jeso Carneiro, do Blog do Jeso e Miguel Oliveira, do Portal O Estado.Net.

SERVIÇO – O ‘Secom por todo o Pará’ Santarém ocorrerá no próximo sábado, dia 09 de março, de 09h às 13h, no auditório do Centro Regional de Governo. As inscrições são gratuitas e podem ser confirmadas aqui, após o preenchimento do formulário.

Agência Pará