Semas suspende licença da Vale para operar em mina no Pará

Reconhecendo os problemas, a Vale disse em comunicado que está avaliando as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença de operação da mina.
Divulgação

A Vale informou na quarta-feira (21) que recebeu comunicado da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (Semas) sobre a suspensão de sua licença para operar a mina do Sossego, em Canaã dos Carajás, da subsidiária Vale Metais Básicos.

Leia também:

A Vale disse em comunicado ao mercado que está avaliando as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença de operação da mina, reforçando que cumpre a legislação e envia periodicamente aos órgãos ambientais relatórios de programas sociais executados na região.

A mineradora, que não deu detalhes sobre o motivo da suspensão, produziu 66.800 toneladas de cobre em 2023 em Sossego, sua segunda maior mina de cobre em termos de produção, atrás apenas de Salobo, também localizada no Pará.

A DECISÃO

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informa que a suspensão do licenciamento ambiental ocorre por conta do descumprimento de condicionantes ambientais, conforme previsto em lei.

A Semas aguarda o ajustamento das medidas de controle das atividades, com foco na diminuição dos danos ambientais e ajustamento das medidas de controle de adequação da atividade.

A suspensão seguirá vigente até que a Semas avalie o cumprimento das condicionantes estabelecidas no licenciamento e que as medidas de controle de adequação sejam atendidas.