Doutorado de Enfermagem é inédito na região Norte
Já estão abertas, até 20 de fevereiro, as inscrições para os interessados em cursar Doutorado em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Essa é a seleção da primeira turma cuja pós-graduação foi aprovada em 2023 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso, que oferta oito vagas, é realizado em associação com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tal como já ocorre com o curso de mestrado do PPGEN.
De acordo com a vice-reitora da Uepa e professora da área de Enfermagem, Ilma Pastana, o curso tem o diferencial de ser realizado na Amazônia, onde os professores trabalham com pesquisas desenvolvidas na e sobre a região, como sobre a saúde dos indígenas e tecnologias ligadas à questões amazônicas. “Esse é o grande diferencial desse doutorado, porque a gente precisa cuidar do povo do Pará, que tá dentro desse contexto amazônico”, afirma a professora.
O certame é voltado para profissionais de enfermagem, da área da saúde e áreas afins, com titulação de mestre em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde e pela Capes. Situado na área de concentração Enfermagem no Contexto Amazônico, o programa se divide em duas linhas de pesquisa: Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia, que aborda os processos de saúde e cuidado em Enfermagem, diagnósticos de situacionais epidemiológicos das dinâmicas implícitas em múltiplos contextos de saúde pública na Amazônia, e Educação e Cuidado em Saúde e Enfermagem na Amazônia, com ênfase na formação profissional em Enfermagem, com bases teóricas, ético-políticas e metodológicas da educação e do cuidado.
Para a professora Laura Vidal, coordenadora local do PPGENF, essa “é uma conquista importante para a enfermagem da Uepa e do Pará e oportunizará redução de assimetria e desigualdades na formação de pesquisadores-enfermeiros no país. Com esta oferta, a Uepa, em associação com a UFAM, assume o protagonismo na formação de doutores em enfermagem na região”.
A seleção será realizada em duas fases: a primeira será a conferência da documentação, análise dos pré-projetos de pesquisa e dos Currículos Lattes, enquanto a segunda etapa consistirá em entrevistas com apresentação dos pré-projetos e arguição. O resultado final está previsto para ser divulgado em 2 de abril.
Ascom Uepa