Anfiteatro da Praça Barão de Santarém recebe neste sábado, 27, a primeira edição do Fest Tapajós Encantado

Serão 16 atrações musicais, entre elas, Mestre Chico Malta e Grupo Cobra Grande de Carimbó, Priscila Castro, Banda 5° Dimensão, Nato Aguiar, Banda Phenomena, Érica Moy, e Sorriso Aberto Show
Divulgação

A histórica terra da cultura Tapajó, Santarém, afirma-se como berço do artístico cultural. Na cidade e próximo à orla, um dos pontos da cidade usados para apresentações desta força da arte santarena é o Anfiteatro Joaquim Toscano. Com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), será realizado o Fest Tapajós Encantado, neste sábado, 27, a partir das 15h30, com entrada franca.

Leia também:

O secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, explica que o governo municipal empenha-se tanto na realização, parcerias e apoio aos eventos artísticos culturais do município.

“O Fest Tapajós Encantado estamos apoiando, cedendo o anfiteatro, e, também, com equipamentos de som médio, além disso, outras secretarias do munícipio atuam na higienização do espaço. Nesta manhã, os servidores Francinaldo Sousa e Denis Roberto Barbosa, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca [Semap], estavam realizando a higienização da área do evento. A Praça Barão de Santarém destaca-se, também, pelos monumentos em concreto com os vasos de cariátide, ídolos, entre outros, que remetem à cultura Tapajó”, disse.

O Fest Tapajós Encantado é premiado pelo Estado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Paulo Gustavo (LPG). O projeto de autoria da artista Bruna Marcião buscou valorizar uma das linguagens mais belas e importantes na vida, a música. “É o ponto principal deste projeto”, destaca Bruna.

Os artistas santarenos que fazem parte do Fest Tapajós Encantado são: Mestre Chico Malta e Grupo Cobra Grande de Carimbó; Priscila Castro; Banda 5° Dimensão; Dan Selassie; Nato Aguiar; Banda Phenomena; Carla Patricy; Daya Neves; Erika Freire; Isa Santos; Érica Moy; Nalva Santos; Tonny Reis; Som A3; Sorriso Aberto Show e Jailson Mix 10. A dinâmica da apresentação no palco será de 30 minutos para cada artista.

Banda Phenomena será uma das atrações – Divulgação

Esse seleto grupo de artistas traz muita história de trabalho sério, obstáculos superados e de sucesso à arte musical, entre eles estão a Banda 5ª Dimensão, com mais de meio século de atuação em Santarém e região; o Mestre do Carimbó Chico Malta, poeta, cantor, compositor, dramaturgo, pesquisador, escritor e arte‐educador. Ele gravou vídeoclipe para o Programa Globo Ecologia, Instituição Ives Rochet da França e Revista Akzente e Rádio/TV WDR (West Dentscher Rund Funk) da Alemanha, Grupo Proskenon da Itália e Revista Frutos do Brasil; a  cantora Priscila Castro, vencedora do Prêmio Amazônia de Música 2023 na categoria Melhor Álbum de Raízes Latino-Amazônicas e o grupo Sorriso Aberto Show, um dos precursores no samba/pagode dos anos 90 em Santarém e região, conhecido popularmente por apresentações em praças públicas, casas de show e eventos particulares.   

O  Fest Tapajós Encantado, também, abre espaço para outras artes, a exemplo do artesanato e a gastronomia. O público, além de se encantar com os talentos dos artistas, poderá apreciar a exposição de artesanato e degustar da gastronomia típica do Pará.

Para deixar o evento acessível aos cadeirantes e idosos, a organização realizou adaptações no espaço, incluindo banheiros químicos, femininos e masculinos.

Ascom PMS