Pacientes em quimioterapia ganham sessão de cinema no Hospital Regional do Baixo Amazonas

Projeto Cine Oncoterapia “Encontro de Resiliência” exibe filmes motivacionais aos usuários em tratamento oncológico
Foto: Ascom hrba

A dona Maria das Dores Marques, 67 anos, saiu do município de Itaituba, no sudoeste paraense, para começar um tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará.

Já no primeiro dia de quimioterapia, a paciente participou de um momento especial: uma sessão de cinema. E ela aprovou a recepção. “Vi um pouquinho do filme e achei bom. É importante para a gente se entreter”, disse Maria.

Os pacientes em tratamento de quimioterapia ganharam sessões de cinema por meio do Projeto Cine Oncoterapia “Encontro de Resiliência”, que será realizado sempre na terceira sexta-feira de cada mês. Os psicólogos do setor escolhem filmes motivacionais para minimizar a rotina hospitalar dos usuários.

“Queremos tornar esse processo de quimioterapia mais leve, minimizando os impactos psíquicos causados pelo tratamento e diagnóstico, promovendo o bem-estar dos pacientes. Fazemos tudo para tornar esse momento menos impactante”, explicou a psicóloga da quimioterapia do HRBA, Lígia Carla Sales.

O primeiro filme escolhido foi “À procura da Felicidade” (2006), do diretor Gabriele Muccino. A sessão também contou com pipoca, suco e frutas para o público. “A gente vai sempre manter filmes motivacionais, para que os pacientes se inspirem e sejam fortalecidos, e tenham um tratamento bom e uma aceitação boa a esse processo”, destacou a psicóloga, que coordena o projeto.

Referência em oncologia – O Hospital Regional do Baixo Amazonas é habilitado para alta complexidade em Oncologia, recebendo a nomenclatura Unacon. Ele oferece assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento, e ofertando consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia, além de exames, como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Divulgação

“Buscamos mais do que simplesmente ofertar um tratamento. Prezamos por uma assistência de excelência, que é o que torna o HRBA uma referência na oncologia. Mais do que oferecer um serviço completo e de qualidade, queremos que ele seja humanizado, prezando sempre pelo bem-estar dos nossos usuários. Por isso, trazer filmes motivacionais com toda a ambientação de uma sala de cinema é importante, para quebrar um pouco da rotina de tratamento dentro do salão de quimioterapia. Nossos profissionais estão de parabéns por mais essa iniciativa”, ressaltou o diretor-geral do HRBA, Gean Francisco Cercal.

Serviço: Localizado no Oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios da região, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade, pertencente ao Governo do Pará, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Ascom/HRBA