UPA, HMS e PSM atenderam mais de 180 mil pacientes em 2023

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Santarém acolheu mais de 100 mil pacientes no ano passado
Autor: Ândria Almeida – Ascom HMS/UPA

O pequeno David Feleol, com apenas um ano e dois meses de idade, teve sua jornada no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em Santarém, marcada por uma despedida calorosa em julho do ano passado. Após 37 dias internado para tratar uma pneumonia, David recebeu uma homenagem carinhosa da equipe do hospital, que o acompanhou durante todo o processo. No momento da alta médica, o pequeno foi recepcionado pela equipe plantonista, que formou um corredor humano para a despedida dele. David foi um dos 187.343 pacientes atendidos no HMS, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e no Pronto Socorro Municipal (PSM) de Santarém ao longo do ano de 2023.

Odilene Martins, mãe de David, relembrou com emoção os desafios enfrentados durante a internação de seu filho, destacando os momentos críticos e sua recuperação.

“Ele chegou ao hospital em estado grave, passou por tratamento intensivo e até teve uma parada cardíaca, mas, felizmente, os médicos fizeram todo o possível para salvá-lo, e ele resistiu”.

Um levantamento mostrou que no PSM, 37.065 pacientes foram acolhidos com quadros de urgência e emergência, sendo abril o mês de maior demanda, com 5.045 pacientes. Já o Hospital Municipal registrou 8.520 internações em áreas como obstetrícia, berçário e clínicas. A UPA 24 horas, por sua vez, atendeu 134.325 pacientes de janeiro a dezembro.

Na área de fisioterapia, tanto no PSM quanto no HMS, foram realizados um total de 22.979 atendimentos e 41.156 procedimentos no período de de janeiro a novembro.

Um dos pacientes acolhidos pela equipe foi Wemersson Castro Alves, que teve que passar por cirurgias e fisioterapia devido a um acidente com um galho seco de árvore que quebrou seu braço. Durante sua internação em outubro, Wemersson contou como se acidentou e destacou a importância da fisioterapia.

“Estava trabalhando quando o galho quebrou e caiu em cima de mim. A fisioterapia tem me ajudado a melhorar o movimento e diminuir a dor no braço, já até consigo movimentar sem muito desconforto”, contou.

Clínica cirúrgica: quase 4 mil procedimentos 

A clínica cirúrgica do HMS teve um desempenho notável em 2023, realizando um total de 3.942 cirurgias de pequeno, médio e grande porte. As especialidades que mais se destacaram foram ortopedia, obstetrícia e cirurgia geral.

Além disso, a clínica cirúrgica oferece um amplo leque de especialidades, incluindo ortopedia, geral, buco, neurocirurgia, vascular, ginecologia e urologia.

Obstetrícia mais de 14 mil gestantes atendidas 

Na obstetrícia do HMS, 9.711 pacientes foram acolhidas de janeiro a agosto. De 12 de setembro a 31 de dezembro, o polo de atendimento da obstetrícia do hospital municipal, em funcionamento no Hospital e Maternidade Sagrada Família, recebeu um total de 4.507 pacientes, totalizando 14.218 gestantes atendidas em 2023.

Com relação à demanda, março registrou o maior número de atendimentos, com 1.358 pacientes recebidas.

A presidente do Comitê Gestor da UPA, HMS e PSM, Layanna Hylda Barbosa, enfatiza o esforço das equipes.

“Estes dados são um testemunho do esforço incansável de nossos profissionais em oferecer os melhores cuidados possíveis. Enfrentamos desafios diariamente, mas nossa dedicação em atender cada paciente com a maior qualidade permanece inabalável”.

O prefeito Nélio Aguiar lembra que apesar das dificuldades diárias, o município jamais deixou de atender à população de Santarém e da região Oeste do Pará.

“O ano de 2023 foi extremamente desafiador, mas com o esforço da Secretaria de Saúde e das nossas equipes no PSM, HMS e na UPA pudemos continuar prestando os serviços necessários à população”, avalia Nélio.

UPA acolheu mais de 130 mil pacientes

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, um pilar fundamental no sistema de saúde de Santarém, demonstrou uma capacidade ao assumir, desde setembro do ano passado, a missão de ser o Pronto Socorro Municipal provisório da cidade. De janeiro a dezembro, a UPA acolheu um total de 134.325 pacientes, sendo o mês de março o mês de com maior demanda, atendendo 14.308 pessoas, seguido por abril com 13.140 pacientes.

Dentro desse número, a UPA não só lidou com emergências gerais, mas também realizou 2.944 atendimentos odontológicos urgentes, destacando sua versatilidade e compromisso com um atendimento integral.

A UPA 24 horas também se destacou no atendimento de doenças respiratórias. Entre os diversos casos tratados na unidade, as síndromes respiratórias foram as mais comuns, totalizando 18.076 atendimentos.

Rodolfo Souza, enfermeiro e gerente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em Santarém, destacou a crucial importância da unidade no sistema de saúde local.

“Esses atendimentos mostram a demanda intensa e o papel fundamental da UPA na cidade. Cada número é um paciente que depositou sua confiança em nós em um momento decisivo. A dedicação dos nossos profissionais, verdadeiros heróis que salvam vidas diariamente, mesmo com os desafios, é extremamente importante”.

Ascom PMS