Dezembro Vermelho: CTA promove campanha de prevenção contra a AIDS em Santarém

Dentre as atividades, estão: distribuição de insumos, panfletos, orientações, testagem e seminário.

O Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/AIDS de Santarém (CTA/SAE), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, lança a campanha, em alusão ao Dezembro Vermelho, intitulada “A prevenção do HIV vai além da camisinha”. No dia 1º de dezembro, haverá uma diversidade de atividades, incluindo distribuição de insumos de prevenção, materiais educativos, orientações, testagens rápidas e um seminário. Essas ações serão intensificadas ao longo do mês.

Pela manhã, das 8h às 11h, o CTA realizará testes no Belo Centro, em frente à loja Gazin. À tarde, das 13h às 18h, o seminário “Perspectivas Atuais da Prevenção Combinada com Ênfase em HIV/AIDS” ocorrerá no auditório da UNAMA, voltado para profissionais e acadêmicos da área de saúde. Durante o evento, serão oferecidos testes rápidos para HIV/Sífilis e Hepatites Virais. 

A iniciativa visa conscientizar sobre a prevenção da infecção, com foco especial na faixa etária de 20 a 29 anos, intensamente afetada pelo aumento de acidentes ocupacionais.

Ana Ferreira, coordenadora do CTA, destaca que a missão do centro é auxiliar jovens e adultos a superar desafios relacionados às IST’s. 

“Muitas pessoas enfrentam restrições no acesso a educação, insumos e exames devido às demandas do trabalho. A escassez de tempo e conhecimento sobre IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais coloca essas populações em situações de risco, destacando a necessidade de oferecer informações e testes de maneira acessível e oportuna”.

O Seminário “Perspectivas Atuais da Prevenção Combinada com Ênfase em HIV/AIDS” conta com quatro palestras conduzidas por renomados especialistas, proporcionando uma abordagem abrangente sobre temas relevantes.

A primeira palestra, ministrada pela Dra. Olivia Pinheiro, Médica Infectologista do HULBB UFPA e do CTA/SAE, preceptora do internato/residência UEPA/NUMETROP, tratará do histórico do HIV, dados epidemiológicos e prevenção na atenção básica. Sua palestra se propõe a contextualizar a evolução da epidemia, fornecendo informações essenciais para aprimorar a abordagem preventiva na comunidade e nos serviços de saúde.

A segunda palestrante será Dra. Isadora Calderaro, Médica Infectologista da UEPA e do CTA/SAE, preceptora do internato/residência UEPA/NUMETROP, que aprofundará o impacto dos cuidados com a gestante na transmissão vertical de HIV/AIDS. Explorando as nuances dos cuidados pré-natais e estratégias de prevenção, a palestra visa fornecer insights valiosos para profissionais de saúde e gestantes.

A terceira palestra será conduzida pelo Dr. Alan dos Santos Moreira, Médico Infectologista da USP. Ele abordará a prevenção combinada com ênfase em HIV/AIDS, destacando o uso de PrEP e PEP. A apresentação buscará elucidar as últimas inovações e estratégias de prevenção, oferecendo uma visão detalhada para profissionais de saúde e interessados na área.

Por fim, o Dr. André Silva da Fonseca, Advogado especializado em Processo Civil, Mestre em Inovação e Doutorando em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, discutirá os direitos e deveres do paciente vivendo com HIV/AIDS, além de abordar o crime de discriminação ao paciente. Sua apresentação promete esclarecer questões jurídicas cruciais e fortalecer a defesa dos direitos das pessoas afetadas pelo HIV/AIDS.

Dezembro vermelho

Dezembro Vermelho representa uma iniciativa voltada à sensibilização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS ou SIDA) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Este mês foi designado pelo Ministério da Saúde em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro. A escolha da cor vermelha está associada ao laço, símbolo emblemático na batalha contra a AIDS.

Ascom PMS