Prefeitura certifica primeira agroindústria de óleos vegetais com registro no Serviço de Inspeção Municipal

Com a certificação, a agroindústria poderá comercializar no município óleos vegetais refinados, ampliando o mercado.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, concedeu na manhã desta sexta-feira, 24, o 13º certificado do Serviço de Inspeção Municipal de Origem Vegetal (Simpov) à primeira agroindústria de óleos vegetais. O ato ocorreu no auditório do Theatro Victória, durante a assinatura de Ordem de Serviço para construção, reforma e ampliação de 17 escolas na região do Lago Grande. Atualmente, 43 estabelecimentos possuem registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A agroindústria denominada Samaúma Produtos Naturais, agora com o selo municipal, está habilitada para fabricação e comercialização de óleos vegetais refinados, exceto óleo de milho, devendo seguir as normas e regulamentos preconizados pelo SIM.

O estabelecimento fica localizado na comunidade Samaúma, Km 39 da Rodovia Santarém Curuá-Una (PA 370) e tem como propósito verticalizar a cadeia de produtos amazônicos, buscando fomentar a indústria farmacêutica e de cosméticos.

O produtor e proprietário, Adamor Abenardo Marques, relata que agora poderá comercializar seus produtos, ampliando o mercado, além de contribuir para a valorização e desenvolvimento da agricultura familiar de forma sustentável.

O produtor Adamor Marques celebra a certificação.

“Depois de muito sacrifício, consegui a certificação, legalizamos a nossa empresa, e com isso vamos ter muito mais sucesso, ampliar o mercado e expandir a produção. O apoio do município para estruturar o local de forma correta e dentro das normas estabelecidas foi determinante para o processo de aquisição do certificado de registro. Agora tenho certeza que conseguirei aumentar a minha venda de óleo de andiroba, pois a população saberá que possuo um produto que tem segurança e procedência”, contou.

O prefeito Nélio Aguiar enfatizou que obtendo a certificação, a agroindústria passa a agregar valor ao que produz, além de ter um mercado bem mais amplo.

Nélio Aguiar: “É um marco da nossa gestão o apoio às empresas para que tenham cadastro no SIM”.

“Esse tipo de política pública possibilita a garantia da segurança alimentar, além de ser um projeto de grande importância social e econômico. É um marco da nossa gestão dar o apoio às empresas para que tenham o cadastro no SIM. Por meio disso, elas garantem inúmeras vantagens na comercialização, com melhor aceitação e reconhecimento dos consumidores que dão total preferência na compra do seu produto. Temos na agricultura familiar e nas agroindústrias um grande potencial estratégico para geração de emprego e renda. O incentivo à certificação de novas empresas junto ao município é uma das propostas do atual governo, com o propósito de estimular a economia local”, disse o gestor municipal.

Os médicos veterinários e agrônomos do SIM, que é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), foram os responsáveis pela fiscalização, visitas técnicas e orientações para que a certificação fosse concedida.

“Os procedimentos operacionais de adequações e ajustes necessários, conforme as normas e leis vigentes, foram solicitadas e atendidas pelo proprietário. Para obter o credenciamento, as empresas cumprem rígidos requisitos de qualidade e inspeção sanitária, solicitados pela Prefeitura. Estamos atuando para fortalecer a economia da cidade, incentivando a qualificação e modernização da produção local a fim de que tenhamos produtos de qualidade para nossa população”, explicou a coordenadora do SIM, Derliany Lira.

O secretário da Semap, Bruno Costa, relata que o SIM é um programa importante no município, pois trata-se de uma política pública inclusiva que oferece oportunidade de desenvolvimento da agricultura familiar.

“O aumento considerável de empresas cadastradas é um marco histórico deste governo. Por meio desse serviço, garantimos a segurança alimentar da população, incentivando a formalização de estabelecimentos agroindustriais, a geração de renda e, por consequência, ampliamos as receitas do município, fomentando o desenvolvimento local”, destacou Costa.

Atualmente, 43 estabelecimentos possuem o selo municipal. Desses, 30 são cadastrados no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e 13 no de Origem Vegetal (Simpov). Os números são frutos do empenho da atual gestão, levando em consideração que até o ano de 2016, apenas seis empresas tinham registro no SIM, desde a sua criação em 2009.

SIM

A Prefeitura de Santarém instituiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) através da Lei nº 18.333 de 14 de dezembro de 2009. Desde então, a normativa regula a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis no município. O serviço é de caráter permanente e realizado exclusivamente por médicos veterinários e agentes de inspeção capacitados e comprometidos com a saúde pública.

Ascom PMS