Çairé 2023: Busca dos mastros dá início a festa em Alter do Chão

Coordenação do Rito Tradicional do Çairé organiza o plantio de algumas mudas, por conta da retirada das árvores

Nesta manhã enrolada que visitantes, turistas e comunitários deram início a maior festa cultural da região, o Çairé, na vila balneária de Alter do Chão. A programação começou com alvorada e café da manhã. Logo depois, moradores, visitantes e coordenação seguiram em direção à Ilha de Santana, em procissão fluvial. Chegando ao local, homens e mulheres dividiram-se para buscar os mastros e levá-los ao destino, a praia do Cajueiro. A procissão fluvial conta com a participação de catraias, enfeitadas com bandeirolas, com as cores da festa, e outras embarcações.

Com o tema Tradição e Arte em Alter, este ano o Çairé terá o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, da Equatorial Energia, patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura -Lei Rouanet, Devassa, Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. A realização está sob a responsabilidade da Namazônia, Comunidade de Alter do Chão, Prefeitura de Santarém e Ministério da Cultura do Governo Federal.

O coordenador do rito tradicional, Osmar Vieira, relatou que a busca dos mastros foi na ilha de Santana. “Os mastros são elementos primordiais, porque quando levantamos os mastros podemos dizer que a festa começou. Então, essa procissão que acontece é realmente dando o pontapé inicial da festa, onde toda a corte, comunitários e visitantes se reúnem para celebrar. Os mastros foram retirados na semana passada, mas vamos plantar algumas mudas porque tiramos duas árvores. Celebramos o Çairé, mas cuidamos do meio ambiente”.

Para o Secretário de Cultura, Luis Alberto, esse momento representa o início de uma grande festa. “É o ritual que inicia o Çairé, que é uma festa de muito sentimento, que nos faz celebrar a cultura. Fico feliz pela presença de toda juventude de Alter do Chão, preservando essa cultura”.

Na próxima quinta-feira (14), será realizado o levantamento dos mastros. A programação segue até o dia 18 de setembro. “A busca dos mastros é a essência do Çairé. A cada ano, a gente vê a maior participação dos visitantes e turistas. Eles têm interesse em conhecer mais profundamente nossa história e cultura. Com esse cenário maravilhoso de Alter do Chão, nossa expectativa é receber muitas pessoas para prestigiar essa grande festa”, ressaltou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Apresentação dos Botos

Os botos Tucuxi e Cor de Rosa irão se apresentar em dias diferentes

Novamente as apresentações dos botos serão em dias diferentes. Na noite de sexta-feira (15), o Boto Tucuxi vai defender o tema ‘Yandê, o Çairé’. “O Çairé sempre foi feito por Nós. Yandê em Borari significa “Nós”. Então, vamos levar para o Lago dos Botos os indígenas boraris, os ancestrais, a aldeia, a nossa tradição. São as mãos da coletividade, que juntas mostram que sempre será: “Nós, o Çairé! Yandê, o Çairé”, enfatizou o presidente, Toninho Araújo

Já na noite de sábado (16), será a vez do Boto Cor de Rosa com o tema “A Grande Festa”, em comemoração a etomada do Çairé, que faz 50 anos. “Vamos levar muita alegria e mostrar ao público a importância de se manter nossa cultura. São 50 anos que a festa do Çairé foi retomada e a cada ano que passa recebemos mais visitantes que se apaixonam pela nossa história. É uma justa homenagem aos nossos antepassados”, destacou o presidente Miguel Wanghan.

Fotos: Assessoria NAMAZÔNIA, Muiraquitã e Borari