A iniciativa, que reuniu condutores de trilha, estudantes, empreendedores locais e representantes de órgãos públicos, também envolveu a APA Paytuna
Uma oficina de planejamento de trilhas no Parque Estadual de Monte Alegre e na Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, no Oeste do Pará, reuniu condutores de trilha, estudantes, empreendedores locais e representantes de órgãos públicos, com o objetivo de discutir estratégias para o desenvolvimento de trilhas sustentáveis na Unidade de Conservação (UC). A oficina foi promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), no período de 07 a 11 de agosto.
Durante as atividades, os participantes definiram as trilhas prioritárias para sinalização e manejo, e estabelecerem uma agenda de implementação integrada dessas trilhas. Foram abordados temas como mercado de trabalho, desenvolvimento de produtos turísticos, capacitação de pessoal e conservação dos ambientes naturais.
A programação foi ministrada pelo assessor técnico do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, que ressaltou a importância desse tipo de iniciativa. “Nosso intuito é promover e ordenar o uso público no Parque e na APA, como forma de valorização do patrimônio natural e cultural das UCs. As trilhas podem ser ferramentas formidáveis de conservação e restauração florestal. Elas possibilitam o desenvolvimento de corredores ecológicos e promovem o contato das pessoas com a natureza com mais qualidade”, afirmou.
História e biodiversidade – O Parque Estadual, localizado no município de Monte Alegre, é uma importante área de preservação ambiental e abriga rica diversidade de fauna e flora. O local também é conhecido por abrigar sítios arqueológicos com pinturas rupestres, atraindo turistas interessados na história e na exuberância da natureza.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destacou que “o planejamento de trilhas é fundamental para o desenvolvimento do turismo sustentável na região. Queremos promover o acesso consciente à natureza, preservando o patrimônio ambiental e cultural do Parque, ao mesmo tempo em que proporcionamos oportunidades econômicas para a comunidade local. Em breve, essa mesma atividade também será realizada no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia (no sudeste paraense)”.
Agência Pará