Pacientes da clínica pediátrica do HMS participam de sessão de cinema

Filme animado proporcionou alegria e distração aos pequenos pacientes.
Ascom HMS

Em um cenário atípico para um hospital, a clínica pediátrica do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em Santarém, transformou-se em um espaço de alegria e entretenimento. A cena preenchia-se com crianças e seus acompanhantes sentados diante de um telão improvisado, imersos na exibição do filme Divertida Mente. Mesmo aqueles ainda em tratamento, com seus suportes de medicação próximos, participaram da ação, que aconteceu na última sexta-feira (14).

Projeto Sextou em Ação leva diversão às crianças internadas no HMS.

Odilene Martins, mãe do pequeno David, de apenas um ano de idade e que está em tratamento no HMS, esteve entre os espectadores. Durante o filme, David, mesmo pequenino, parecia atento às cores vibrantes na tela. A mãe comentou que a ação foi muito importante.

“Ele é muito pequeno para entender a história, mas as imagens e as músicas do filme o distraíram por um tempo”, relatou.

O pequeno David assiste atentamente à sessão de cinema.

A sessão de cinema marcou a estreia do projeto Sextou em Ação, que propõe trazer atividades variadas para os pacientes todas as sextas-feiras, adaptadas às possibilidades de cada um. A ideia é proporcionar momentos de descontração e alegria em meio à rotina hospitalar.

Durante a projeção do filme, a equipe multiprofissional do hospital se manteve presente para garantir o conforto e o suporte necessário a todos. Greyce Gomes, presidente do Comitê Gestor do HMS, comentou sobre o significado de ações como essa.

“Promover momentos de lazer e relaxamento é importante para o bem-estar físico e emocional de nossos pacientes”, enfatizou.

Kevylin Victoria, de 8 anos, lembrou com carinho de suas experiências fora do hospital.

Kevylin Victoria aprovou a iniciativa.

“Eu gostei muito do filme. Ele me fez lembrar da minha escola porque lá a gente sempre assistia a filmes”, contou.

Adison Lucas, de 7 anos, estava assistindo Divertida Mente pela primeira vez e se divertiu com a experiência.

Adison Lucas assistiu ao filme pela primeira vez.

“Nunca tinha assistido esse filme e achei muito engraçado”, disse.

A ação é uma colaboração entre a equipe de Fisioterapia, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e o setor de Comunicação do HMS. O fisioterapeuta Luís Afonso destacou a relevância dessas iniciativas.

Iniciativa é fruto de parceria entre setores do HMS.

“O processo de recuperação pode ser desafiador, e momentos de descontração e bem-estar são fundamentais. O cinema nos permite mergulhar em um mundo de histórias e emoções, mesmo que temporariamente”, explicou.

O projeto Sextou em Ação promete transformar as sextas-feiras no HMS, introduzindo atividades diversificadas para cada semana, sempre considerando as necessidades e limitações dos pacientes, proporcionando momentos de descontração em meio ao processo de recuperação.

Ascom PMS