Nova lei obriga hospitais a oferecer espaço de descanso exclusivo para profissionais de enfermagem

Vitória para os trabalhadores; a nova lei aprovada atinge em cheio hospitais do Brasil
Bruno Cecim/Agência Pará

Já está em vigor desde o dia 21 de junho a Lei 14.602/23, que obriga as instituições de saúde públicas e privadas a oferecer locais exclusivo para descanso de enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Os ambientes deverão ser arejados, possuir banheiro, ter mobiliário adequado, oferecer conforto térmico e acústico e possuir espaço compatível com a quantidade de profissionais diariamente em serviço.

Publicada no Diário Oficial da União, a norma modifica a Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem. O texto tem origem em projeto do ex-senador Valdir Raupp (RO), aprovado na Câmara dos Deputados (PL 4998/16) e no Senado.

O que diz a nova Lei que acaba de ser aprovada?

O que já era pra ser um direito de trabalhador há muito tempo, mas sabemos que não era, acaba de se tornar uma realidade e já pode ser considerado como uma vitória.

De acordo com o que é estipulado pela nova Lei, os ambientes de descanso dos funcionários deverão ser arejados, possuir banheiro, ter mobiliário adequado, oferecer conforto térmico e acústico e possuir espaço compatível com a quantidade de profissionais diariamente em serviço.

O que já era pra ser um direito de trabalhador há muito tempo, acaba de se tornar uma realidade
📷 O que já era pra ser um direito de trabalhador há muito tempo, acaba de se tornar uma realidade |Reprodução

A título de informação, essa nova Lei já foi publicada no Diário Oficial da União, a norma modifica a Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem.

Além disso, também é importante salientar que o texto tem origem em projeto do ex-senador Valdir Raupp (RO), aprovado na Câmara dos Deputados (PL 4998/16) e no Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias