HRBA comemora 362 anos de Santarém e supera 65 mil atendimentos por mês

Pacientes têm acesso a cirurgias, consultas médicas, sessões de hemodiálise, entre outros. Unidade é referência em média e alta complexidade, atendendo uma população de 1,4 milhão de pessoas.

Há cerca de um ano, o entregador Maurício Brilhar e Sousa, 23 anos, teve que sair de Altamira, no sudoeste do estado, para realizar tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas.

“Os colaboradores estão sempre de bom humor, tentando nos manter para cima, fazendo brincadeiras, tudo com muito carinho. E o que a gente precisa, eles estão sempre à disposição para resolver”, contou o paciente sobre o atendimento recebido na unidade.

Fundado no dia 28 de dezembro de 2006, o Regional de Santarém, que pertence ao Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), é referência em média e alta complexidade para os santarenos e para moradores de outros 29 municípios da região oeste do estado, atendendo uma população de 1,4 milhão de pessoas.

Por mês, o HRBA conta com uma média de 66.813 atendimentos, entre cirurgias, consultas médicas e com a equipe multi, sessões de hemodiálise, sessões da equipe multi, atendimentos de Serviço de Diagnóstico e Terapêutico e outras atividades.

No dia em que a Pérola do Tapajós faz aniversário de 362 anos, a unidade comemora a data com com o orgulho de transformar a cidade em um polo de saúde e assistência de excelência no interior do Pará.

“O HRBA é fundamental não só para a população de Santarém, mas de todo o oeste paraense que tem um serviço de qualidade bem mais perto, sem que se precise viajar até a capital. Temos uma unidade que é referência no atendimento oncológico, ortopédico, com UTI’s neonatal, pediátrica e adulto; um centro cirúrgico totalmente equipado e com profissionais altamente capacitados para atender todos os moradores dessa grande região”, destacou o secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho.

Aniversário de Santarém – Conhecida como a “Pérola do Tapajós”, Santarém foi fundada no dia 22 de junho de 1961 pelo padre jesuíta João Felipe Bettendorff, então com o nome Aldeia Tapajós.

Hoje, a cidade é um polo de saúde, educação e turismo, com belezas naturais que atraem visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas leva o nome do médico Waldemar Penna, figura pioneira na saúde e no serviço hospitalar da cidade.

Serviço – O HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA)