Projeto na área de psicologia do HRBA acolhe pacientes oncológicos e familiares

Famílias são convidadas para atendimento com psicólogos para abordar como o tratamento afeta não só os pacientes, mas quem convive com eles
Acolhida é realizada com pacientes e familiares – Foto: Instituto Mais Saúde

Em tratamento de um câncer de mama no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, Delcilene Castro Azevedo, de 38 anos, decidiu participar de um novo projeto da unidade, que propõe uma acolhida aos usuários e aos familiares, através de um atendimento psicológico. E convidou o marido Ivaildo Azevedo e a filha, Bianca Castro Azevedo, de 19 anos, para a conversa.

“Eu quero que eles vejam com outros olhos esse diagnóstico. Quero mostrar que podemos lutar para fazer nossa vida melhorar. Creio que esse novo passo que estamos dando vai mudar muito a nossa estrutura familiar porque afeta de uma maneira muito forte a vida da gente. E com essa acolhida, eu quero trazer mais leveza para todos nós”, explicou a ex-cabeleireira.

Os três foram recepcionados por uma psicóloga do hospital, que realizou uma sessão durante cerca de uma hora, abordando pontos sobre o relacionamento deles e como o tratamento oncológico da Delcilene trouxe grandes mudanças para todos os membros da família. A ideia é que os familiares também sejam ouvidos e acompanhados de perto para que possam entender melhor o tratamento, saibam como lidar com as emoções e até ajudem na recuperação dos pacientes.

“A gente precisa conhecer os outros fatores emocionais e como os familiares acabam afetando esse paciente. Não é só cuidar da dor física, mas também o emocional. Às vezes o paciente até tem a aceitação do tratamento, mas e o familiar? Como ele se vê em relação a isso? Então essa acolhida, essa busca ao entendimento dos sentimentos é muito importante para toda a família”, afirmou a psicóloga Adria Castro, que realizou a primeira edição da acolhida, conversando com os três na maloca do hospital.

Acolhida é realizada com pacientes e familiares Foto: Instituto Mais Saúde

Os pacientes e familiares serão acompanhados pela equipe de psicólogos do HRBA em sessões recorrentes, que serão realizadas sempre aos sábados. O projeto é uma iniciativa do setor de equipe multiprofissional da unidade. “O objetivo é tirar o familiar de casa para que ele também seja cuidado. Ele também precisa ser forte, passa por um conjunto de sentimentos, e não podemos tratar apenas o paciente, mas temos que ter uma atenção a toda a família”, concluiu Adria Castro.

“Buscamos sempre o bem-estar do paciente durante todo o processo de tratamento aqui dentro do hospital. Agora, também buscamos cuidar da família, ofertando essa acolhida para os parentes dos nossos usuários. Os familiares são muito importantes na recuperação e no acompanhamento desse paciente e eles também sofrem, passam por dificuldades por terem um ente querido nesta situação. Queremos ofertar esse atendimento psicológico para que a família passe por esse momento de tratamento da melhor forma possível. A humanização na assistência também é fundamental para eles, que estão todos os dias ao lado dos usuários”, destacou o diretor-geral do Regional, Éder Lúcio de Souza.

Quem teve a oportunidade de conversar, ouvir e falar com a família sobre o tratamento, já aprovou a experiência. “Eu acho maravilhoso o HRBA trazer a família para junto. Acredito que vai ser um avanço muito grande na nossa vida. A nossa conversa desenvolveu muito bem, colocamos para fora tudo o que precisávamos e eu só tenho a agradecer ao hospital por essa acolhida”, comemorou a paciente.

Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), oferecendo assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento dele. Referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste do Pará, a unidade oferta consultas, cirurgias e sessões de quimio e radioterapias e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém, município que fica cerca de 700 km de distância de Belém, capital do Pará.

Texto: Ascom Hospital Regional do Baixo Amazonas