Prefeitura de Santarém e Fundação Dieter Morszeck assinam acordo de cooperação para realizar resgates aeromédicos em comunidades distantes na região de rios

Cooperação: duas vidas já foram salvas pelo resgate

Santarém acaba de dar um importante passo para a saúde dos ribeirinhos que moram em áreas distantes e de difícil acesso na região de rios. O prefeito Nélio Aguiar assinou no final da tarde desta sexta-feira, 10, um Acordo de Cooperação com a Fundação Dieter Morszeck, que vai atuar em regime de colaboração com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nas diversas atividades que envolvem o resgate de pacientes em áreas remotas, com o objetivo de salvar vidas através de resgates aeromédicos.

O ato de assinatura do Acordo aconteceu no Hangar da Fundação Dieter, dentro do aeroporto Maestro Wilson Fonseca. Além do prefeito Nélio Aguiar, presentes o presidente da Fundação, o senhor Dieter Morszeck, o médico e coordenador do programa Erik Leonardo Jennings Simões, secretária municipal de Saúde, Irlaine Figueira, secretário de governo Emir Aguiar, secretário de Planejamento Ronan Liberal, secretário Regional de Governo José Maria Tapajós, representantes da Secretaria de Estado de Saúde, entre outras autoridades.

Pouco antes da assinatura do Acordo, uma das aeronaves realizou o resgate de uma bebê no distrito de Curuai, no Lago Grande, o primeiro resgate foi realizado na quinta-feira, 9, de um homem na comunidade de Vila Socorro.

A Fundação opera com duas aeronaves modelo Quest Kodiak 100, sendo uma na configuração terrestre e outra na configuração anfíbio (pouso em terra e água), totalmente equipadas com equipamentos médicos e cirúrgicos certificados pela ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), bem como equipe médica devidamente qualificada, pilotos treinados, manutenção das aeronaves, equipamentos e total estrutura para atendimento de pacientes em áreas remotas.

“As aeronaves são utilizadas em ações de caráter humanitário ao redor do mundo, tendo sido utilizadas para realizar o resgate e primeiro atendimento de pacientes em situação de vulnerabilidade, estando equipadas, inclusive, para realizar pequenas cirurgias a bordo”, explica Erik Jennings.

O tempo de três horas que uma ambulancha leva para ir e voltar de uma comunidade é feito pelas aeronaves em 12 minutos apenas. Portanto, a iniciativa é vital fundamental para garantir o acesso à saúde em regiões de difícil acesso, como a Amazônia, onde muitas comunidades são isoladas e enfrentam grandes desafios para obter assistência médica emergencial. Por meio de um sistema moderno de localização e rastreamento, via satélite, as aeronaves podem ser monitoradas e vistas por computador e celular, em tempo real, pelos coordenadores e pelo presidente da Fundação.

“Eu que sou médico sempre digo que muitas das vezes a vida de uma pessoa pode ser salva por causa de minutos. Então, os benefícios dessa parceria são muitos e impactarão positivamente a vida das pessoas na região. Com o resgate de pacientes em áreas remotas, será possível reduzir a mortalidade infantil e materna, proporcionar um atendimento médico mais eficiente e rápido, além de garantir o acesso a tratamentos e procedimentos que não estão disponíveis nas comunidades isoladas”, destacou o prefeito Nélio Aguiar.

Nélio Aguiar: ‘minutos’ podem salvar vidas. Esse resgate é uma grande conquista para o nosso povo ribeirinho que mora nas comunidades mais distantes 

O trabalho executado pela Fundação representa um avanço significativo na saúde pública do município. “Para a prefeitura de Santarém, essa iniciativa é um marco importante em sua luta pela melhoria da saúde pública na região. A parceria com a fundação alemã Dieter Morszeck representa um avanço significativo na busca por soluções para os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde em áreas remotas da Amazônia”, argumentou a secretária de Saúde, Irlaine Figueira.

A Prefeitura de Santarém, por meio do seu setor de regulação da Semsa e SAMU receberá os chamados e realizará a triagem de pacientes que necessitam de resgate aeromédico, assegurando que a utilização da cooperação seja exclusiva para pessoas que se enquadrem nos requisitos estabelecidos.

Também fará o resgate dos pacientes uma vez que eles cheguem à base da Fundação Dieter no Aeroporto de Santarém – com a maior brevidade possível de acordo com a sua capacidade e irá transportá-los mediante ambulância, ou meio adequado ao caso concreto, parav o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) ou o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna.

Aeronaves modernas e equipadas: pouso em terra e pouso na água

O Acordo prevê ainda a realização de estudos conjuntos de pesquisa, ações e/ou projetos de extensão na área de saúde e meio ambiente; facilitação de acesso a locais da Amazônia Brasileira para que as ações em saúde se desenvolvam de maneira mais eficiente possível; fornecimento de equipamentos de comunicação via satélite às comunidades mais remotas, possibilitando o acionamento da equipe de operação para atendimento sempre que necessário; disponibilização da rede de atendimento do SUS no município de Santarém.

“Estamos muito felizes e emocionados com a assinatura desse importante Acordo de Cooperação com a Fundação Dieter. Certamente, sabemos que muitas vidas serão salvas. A população santarena é grata à Fundação Dieter por essa parceria”, finalizou o prefeito Nélio Aguiar.

Ascom PMS