Ônibus com delegação de indígenas do Tapajós e Arapiuns capota na Br-163, no Mato Grosso; há feridos

O acidente ocorreu em um trecho da rodovia Br-163, entre as cidades de Sinop e Itaúba, estado do Mato Grosso
Ônibus com delegação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns tomba na BR-163 em Mato Grosso — Foto: Redes sociais/g1

Um ônibus da Empresa Quaresma, de Itaituba, que transportava uma delegação do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns(CITA) em viagem de retorno de Brasília para Santarém capotou no início da madrugada deste domingo, em um trecho da rodovia Br-163, entre as cidades de Sinop e Itaúba, estado do Mato Grosso. A informação é do Portal OESTADONET.

Segundo informações obtidas pelo portal, ao menos dois passageiros ficaram feridos em estado grave e foram conduzidos a hospitais da região. Os demais passageiros estão hospedados em hotel providenciado pela empresa. Um outro ônibus foi deslocado para resgatar o restante da delegação.

Segundo apuração do portal, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, foi avisado do acidente na manhã deste domingo e, e em seguida, comunicou o fato ao governador Helder Barbalho. A coordenação do CITA pediu apoio para que os feridos sejam transferidos, com urgência, para o Hospital Regional do Baixo-Amazonas(HRBA), em Santarém.

O governo do estado do Pará já está em contato com a coordenação do CITA para prestar apoio ao feridos.

O Portal OESTADONET conseguiu contato com Auricélia Arapiun, coordenadora do CITA. Ela informou que o capotamento ocorreu às 00h30 deste domingo e que provavelmente o motorista tenha cochilado na direção, provocando a saída do veículo da pista, e o capotamento em uma área alagada, às margens da Br-163.

Um dos indígenas feridos foi levado para um hospital de Sinop. O outro está hospitalizado em Itaúdo, onde está hospedada o restante da delegação do CITA.

O CITA esteve em Brasília, durante a semana passada, com uma delegação de 35 “parentes”, articulando providências do governo federal para garantir assistência aos indígenas e implantação de políticas públicas na região do Tapajós e Arapiuns.

Com informações do portal OESTEDONET