HMS e PSM recebem 134 estagiários de instituições de ensino superior de Santarém

Os estudantes atuam com preceptores em turnos diferentes

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e o Pronto Socorro Municipal recebem a partir de hoje (7), em média, 80 acadêmicos por mês de seis universidades de Santarém, além de 54 residentes médicos e multiprofissionais. O estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho dentro da área que pretende atuar. Essa experiência auxilia no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, fazendo com que ele confira a rotina que provavelmente terá após sua formação.

Na última semana, a UEPA, Iespes e a Unama realizam um evento de integração com os estudantes da área da saúde. Na oportunidade, a direção administrativa e a divisão de Especializada de Ensino e Pesquisa (DEEP) estiveram presente para dar boas-vindas e explicar sobre as normas e condutas das referidas unidades. 

As rotinas do programa de estágio no HMS e PSM são aplicadas pelo DEEP, todos os estágios saõ supervisionado, a fim de garantir ao discente uma oportunidade de se autodescobrir como profissional, de conviver e vivenciar habilidades dais quais lhes são conferidas e liderança de equipe, tão essenciais para a formação do futuro enfermeiro.

“São vários os benefícios para os nossos universitários, pois possuem acesso ao maior hospital público de Santarém, com uma grande variedades de casos médicos, que colaboram e muito para o aprendizado acadêmico de formação. As instituições de ensino procuram a unidade, se responsabilizam pelos alunos”, disse Luzineide Santiago, diretora administrativa do Hospital.


Primeiro dia de estágio


Jackline Marques, acadêmica do nono período do curso de enfermagem na Unama, chegou cedo para o primeiro dia em campo de estágio. Ela vai aprender as rotinas da clínica obstétrica do HMS. “Estou com uma expectativa grande para iniciar esse aprendizado na prática, sei que é um oportunidade para meu crescimento. Fico agradecida que o Hospital oferte esse compartilhamento de ensino. Quem sabe não volto como contratada após o fim do meu curso”, disse animada Jackline.

Acompanhado da aluna estava a preceptora, enfermeira Greice Viana, que enfatizou sobre a importância da atuação acadêmica. “Um hospital que planta educação e saúde é fundamental. É daqui que sai o fruto dos futuros profissionais que vão atuar quer seja no HMS ou em outra instituição”, endossou.

O responsável pelo setor de Ensino e Pesquisa, Pedro Guilherme Souza, reforçou as orientações de rotinas já repassadas nas universidades no evento de integração. “São informações relevantes sobre o combate da infecção hospitalar, acidente com instrumento perfurocortante, orientações sobre segurança no trabalho e identificação para ingresso no hospital. Isso é para que eles possam aprender e colocar em pratica aquilo que foi visto na teoria em disciplinas anteriores”, finalizou. 

Ascom PMS