Estudo indica que a região Norte possui o menor número de pacientes utilizando a cannabis medicinal

A especialista em comércio legal de cannabis, Juliana Guimarães, explica que a baixa procura na região se dá pela falta de informação
Juliana Guimarães- Foto/divulgação

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinóides (BRCANN), o Distrito Federal é, proporcionalmente, a unidade federativa com mais pacientes autorizados a utilizar cannabis medicinal – a cada 100 mil habitantes, 121,4 dos moradores têm autorização para fazer uso do medicamento

No entanto, a região Norte e Nordeste possuem o menor número de pacientes utilizando a cannabis medicinal. A menor proporção por 100 mil habitantes é em Alagoas (5,1), seguido pelo Maranhão (7,3) e Ceará (7,4). A BRCANN acredita que a baixa procura pelos medicamentos nas regiões Norte e Nordeste se dá, em grande parte, pela falta de informação acerca dos benefícios da cannabis medicinal.

A especialista no comércio legal de cannabis, Juliana Guimarães, explica que o uso de cannabis para fins terapêuticos e medicinais ainda enfrentam uma série de paradigmas e preconceitos, muito ligados à falta de informação. “O acesso a estudos científicos, resultados de pesquisas que apontam a sua eficácia para algumas patologias, inclusive na promoção de saúde e bem-estar, ainda está muito regionalizado aqui no Centro-Oeste, no Sudeste, e nas grandes capitais”.

“À medida que a gente vai conseguindo quebrar essas barreiras de falta de informação, podemos mostrar os caminhos regulados para acessar esse tipo de tratamento. Esse pode ser, sim, um caminho para que essas outras regiões de um país continental como o nosso consigam se beneficiar com esse acesso”, complementa Juliana.

Além disso, estudos apontam que a produção de óleo pelas plantas de cannabis é favorecida em climas mais quentes, sendo grande parte da Região Norte propícia ao cultivo; bem como aptidão de 80 a 95% para a produção de fibras.

Primeiro dispensário do país

O primeiro dispensário do país está localizado em Brasília. A ideia é atender presencialmente todas as pessoas interessadas no lifestyle, em tratamentos médicos e terapêuticos com a cannabis, e no uso pessoal de produtos relacionados ao mercado canábico.

“A gente tem uma área de prestação de serviços ligada à cannabis medicinal, porque hoje já existem quatro caminhos lícitos para acessar esse tipo de tratamento, com produtos à base de cannabis no Brasil. E o nosso time apresenta essas opções para as pessoas, para que elas tenham o acesso ao tratamento de forma mais fácil, fazendo isso conforme é o mercado regulado hoje”, explica Juliana Guimarães, sócio-fundadora do ODispensário.

O espaço também conta com produtos terpenados – usados principalmente para conferir cheiro e sabor, mas sem canabinoides, apenas inspirados na cannabis. Para os entusiastas no lifestyle, a organização do local oferece uma curadoria especial de roupas e acessórios. “A gente também fez uma curadoria das melhores marcas de produtos de cultivo, extração e acessórios para fumo tanto aqui no Brasil quanto no exterior, então é uma curadoria em que trabalhamos com um bom custo-benefício para o mercado canábico brasileiro”, ressalta Juliana.