Tragédia: sem freio, Microônibus cai no rio e causa mortes em Santana do Tapará

Pelo menos cinco pessoas morreram afogadas; vídeo mostra momentos após a tragédia.
O veículo dentro do rio e as vítimas resgatadas em cima da balsa. Fotos: JC

Um micrônibus, com passageiros a bordo, caiu no rio ao tentar descer a serra em direção à balsa que faz a travessia em Santana do Tapará na manhã desta segunda-feira (7) em Santarém (PA). Pelo menos 5 pessoas morreram afogadas, presas dentro do veículo.

Conforme o JC apurou, o micrônibus de transporte de passageiros teria perdido o freio ao iniciar o trajeto de descida em direção à balsa que faz a travessia do rio Amazonas, entre as cidades de Santarém e Monte Alegre, no oeste do estado, e acabou caindo no rio Amazonas.

JC também apurou que 9 pessoas estavam no micrônibus no momento em que o veículo iniciou a descida rumo à balsa. Antes de afundar no rio, ainda em movimento e desgovernado, 3 pessoas se atiraram fora do ônibus – conseguindo se salvar.

Os outros 6 passageiros foram ao fundo do rio Amazonas junto com o veículo. O corpo de 5 já foi resgatado. Uma pessoas está desaparecida.

Os corpos de 5 passageiros do micrônibus já foram resgatados.

Videos postados nas redes sociais mostram momentos após a tragedia:

De acordo com informações do g1 Santarém, equipes da Capitania Fluvial de Santarém e da Polícia Civil seguiram para o local do acidente para apurar mais informações sobre o caso. A Prefeitura de Santarém também encaminhou uma equipe da Defesa Civil Municipal, uma psicóloga e a coordenadora de Portos, Sandra Santana. 

Em nota, a Capitania Fluvial de Santarém informou que o acidente aconteceu por volta das 05h, conforme o que foi repassado por testemunhas à equipe de Inspeção Naval, e que a equipe enviada ao local está fazendo levantamento de informações “a fim de instruir eventual inquérito”. 

Ainda não identificação das pessoas que morreram no acidente. Sabe-se, porém, que são quatro adultos e uma criança. Por volta das 09h40, o Instituto Médico Leal (IML) fez a remoção dos corpos para necropsia.

Conforme informações da empresa Camila Transportes, que faz a travessia de balsa Monte Alegre/Santarém, a partir do porto de Santana do Tapará, há uma adolescente de 12 anos desaparecido. Ainda não há informações sobre o número de sobreviventes. 

A empresa informou ainda que o micro-ônibus foi fretado em Santarém para levar um grupo de pessoas para um evento de igreja evangélica no setor 11, em Monte Alegre. Disse ainda que o acidente aconteceu no momento em que o veículo era manobrado para embarcar na balsa que sairia do porto de Santana do Tapará com destino ao porto do D.E.R, em Santarém. 

O caso foi registrado no plantão do delegado Lucivelton Ferreira, na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Santarém, que já iniciou as investigações. 

Bombeiros foram acionados para fazer a retirada do corpo de uma pessoa que está preso dentro do micro-ônibus, segundo informações do subcomandante do 4º Posto de Policiamento Destacado (PPD) da CANP, subtenente Bezerra. “Nós fomos acionados por volta das 05h30 da manhã informando essa situação que o micro-ônibus perdeu o freio e caiu do lado da balsa. Cinco corpos foram retirados, e tem ainda o corpo de um pessoa dentro do micro-ônibus. Estamos aguardando o Corpo de Bombeiros que está vindo de Santarém para retirar esse corpo. O motorista disse que foi realmente problema de freio, que ele não chegou a acionar o freio de mão. Mas as investigações estão a cargo da polícia judiciária”, disse.

Notícia atualizada às 11h12 com informações do g1 Santarém

Fonte: Blog do Jeso